O tratamento contra calvície pode se beneficiar da combinação de diversas medidas, o que inclui o uso de shampoo antiqueda. Por mais que não seja o principal elemento do tratamento, esta prática pode funcionar como um ajudante secundário, aumentando as chances de sucesso no controle da queda dos fios.
Shampoo antiqueda no tratamento da calvície
“O tratamento da calvície tem como base medicações orais e tópicas de uso prolongado. Os shampoos, incluindo os que têm uma proposta antiqueda, podem ser adjuvantes no tratamento do problema, contribuindo para melhorar a qualidade dos fios e ajudando a manter o couro cabeludo mais saudável”, explica a dermatologista Karina Lopes.
Porém, a especialista reforça que o efeito direto do shampoo anticaspa na atenuação da queda parece ser limitado. Portanto, os pacientes que lutam contra a calvície não podem abrir mão do tratamento medicamentoso contínuo, mesmo adotando os demais cuidados secundários. A presença do médico dermatologista no processo é fundamental.
Tratamento medicamentoso
Dentre as opções de medicamentos indicadas para combater a calvície, aquelas contendo a substância minoxidil são particularmente interessantes. O remédio é utilizado por meio de aplicação local, o que deve ser feito com alguns cuidados. Por exemplo, garantir que cabelo e couro cabeludo estejam completamente secos no momento da aplicação.
Vale ressaltar a importância de seguir o tratamento medicamentoso de forma rigorosa e paciente, mesmo após semanas sem que nenhuma melhora tenha sido notada. Os remédios utilizados no combate à calvície costumam apresentar resultados mais perceptíveis somente após os dois primeiros meses de tratamento ininterrupto.
Foto: Shutterstock