AchèAchè
search
Título

Quais são os riscos de usar remédios caseiros no tratamento da calvície?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

As principais causas da alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, são a hereditariedade e alterações hormonais. É uma condição que é relativamente frequente na população, atingindo principalmente os homens devido à relação da queda de cabelo com a presença de testosterona. Muitas pessoas acreditam que métodos feitos em casa podem impedir a queda e até promover o crescimento dos fios. Será que o uso desses remédios caseiros no tratamento da calvície pode trazer riscos à saúde?

Remédios caseiros podem causar alergias e queimaduras


A dermatologista Andrea Godoy afirma que tratamentos desse tipo podem provocar reações adversas. “O uso de métodos caseiros pode piorar o problema, causar alergias e até queimaduras”, alerta a médica. Como se trata de uma condição genética que é desencadeada pelos níveis hormonais no sangue, os remédios caseiros não são realmente eficazes.

A alteração hormonal no sangue favorece a atrofia dos folículos (bulbos) capilares. Com o tempo, os fios vão ficando mais finos e o cabelo vai ficando mais ralo, acelerando o processo. Outros fatores também podem contribuir para o desenvolvimento de calvície como a dermatite seborreica, estresse, distúrbios da tireoide, alimentação carente de vitaminas, o uso de certos medicamentos e a aplicação de produtos químicos.

Tratamento da calvície irá depender da causa


“A eficácia do tratamento depende da causa, podendo compreender o uso de produtos tópicos, suplementos ou medicamentos via oral e via aplicação no consultório”, explica Dra. Andrea.
Alguns cuidados podem complementar o tratamento, como manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, evitar banhos quentes e procedimentos capilares com produtos químicos fortes, como descolorações e alisamentos.
Alguns sinais podem indicar que a saúde capilar não vai bem. Notar que os fios caem em maior quantidade ou mais depressa em relação aos últimos meses, que o couro cabeludo está vermelho, arde e coça, que a produção de oleosidade está acima do normal e que há produção excessiva de caspa são alguns exemplos. Ao observar os sintomas, é fundamental procurar a ajuda de um médico dermatologista. 
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes