search
    Título

    O que são ligamentos? Conversamos com um ortopedista!

    Dores no corpo
    Pernas e Braços

    Por Dr. Mauricio Raffaelli

    26 de janeiro de 2018

    De forma geral, ligamentos podem ser definidos como estruturas resistentes e pouco elásticas, cuja função é unir dois ou mais ossos, estabilizando e protegendo as articulações do corpo. Pode-se dizer que essas estruturas agem como amortecedores, no intuito de evitar deslocamento dos ossos e lesões articulares“Os ligamentos são essenciais para a função da estrutura musculoesquelética”, afirma o ortopedista Mauricio Raffaelli.

    Ligamentos: principais características e tipos

    Ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso (principalmente colágeno) que são responsáveis pela comunicação entre dois ossos nas articulações. Eles são responsáveis pela estabilidade das articulações e por isso sua presença é fundamental em todas as articulações.
    Eles possuem ainda a função de auxiliar na conservação e fixação de diversos órgãos internos no seu local fisiológico de origem. Útero, diafragma e bexiga são alguns exemplos. As estruturas que assumem essa função específica são classificadas como ligamentos suspensores. Já os que exercem a função de cabeças ósseas de uma articulação, são chamados de articulares.

    Tratamento para lesões nos ligamentos

    Como os ligamentos são pouco elásticos, é comum a ocorrência de lesões, seja por rupturas (totais ou parciais) ou extensões excessivas. “Normalmente, quando existe uma lesão completa dos ligamentos de uma articulação, esta perde sua estabilização, o que torna a sua função extremamente prejudicada”, explica Raffaelli.
    Segundo o médico, o tratamento das lesões nos ligamentos depende de alguns fatores, como o local acometido, se a lesão compromete todos os ligamentos e o grau destas lesões. “Porém, quando ocorrem lesões completas e de grande instabilidade articular, a cirurgia é necessária para a reconstrução destes ligamentos e retorno da estabilidade nas articulações”, completa.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    dores no corpo
    dores no joelho
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes