As entorses são eventos agudos de origem traumática que acometem mais frequentemente os membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Essas torções causam dor local que pode ser muitas vezes incapacitante e extremamente incômoda. Por isso, é essencial adotar algumas medidas para amenizar o desconforto e tratar completamente o quadro. “Por definição, a entorse é a distensão ou torção brusca da articulação, que determina uma separação momentânea das superfícies articulares e se associa ao estiramento dos elementos estabilizadores da articulação acometida, como a cápsula e/ou os ligamentos articulares”, explica o ortopedista Vinícius Magno.
Dor no joelho: o que fazer?
O especialista dá algumas dicas para aliviar as dores resultantes desse evento agudo.
– Colocar gelo ou compressas geladas
– Utilizar inflamatórios tópicos (spray ou gel)
– Imobilização temporária com órteses (bengalas e muletas)
– Fazer massagem e alongamentos
Persistência das dores exige investigação mais profunda
O médico aponta que existe a possibilidade do trauma causador da entorse produzir ainda lesões da cartilagem articular, o que normalmente justifica a manutenção da dor e do edema articular, mesmo com as medidas terapêuticas iniciais tendo sido adotadas. No entanto, afirma que isso ocorre apenas com a minoria dos pacientes.
“Uma pequena parcela dos pacientes que sofre uma entorse pode evoluir com manutenção da dor e do edema articular. Nestes casos, alguns exames complementares podem ser necessários para a identificação de lesões associadas, como fraturas da superfície articular ou rupturas ligamentares que podem levar à instabilidade crônica e até mesmo ao desgaste articular acelerado”.
Foto: Shutterstock