As varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), são veias superficiais que se dilatam e alongam devido a alterações anormais na circulação do sangue. Essa condição, na maior parte dos casos, surge nos membros inferiores e existe uma explicação bem simples para essa maior frequência.
Gravidade influencia casos de varizes nas pernas
Segundo o angiologista Bruno Constantin, as varizes se manifestam quase sempre nas pernas por causa da gravidade. “As veias são responsáveis por levar o sangue de volta ao coração. Mas, as veias das pernas estão mais abaixo e longe do coração, sendo que o retorno do sangue é muito mais difícil do que nas veias dos braços, que estão mais próximas e praticamente no mesmo nível do coração”, afirma o médico.
Como as varizes ficam visíveis e, com o tempo, mancham a pele, acabam incomodando esteticamente. No entanto, isso é só a ponta do iceberg, já que a condição provoca dores nas pernas. É comum um paciente sentir câimbras, coceiras, sensação de cansaço e de peso nas pernas, além de inchaço e queimação também nos tornozelos e nos pés.
Problema também surge na pelve e nos testículos
Como a definição da doença não especifica um local, uma veia dilatada e torta em qualquer local do corpo também recebe o nome de variz. Para o especialista, as varizes também podem aparecer nos membros superiores, na região da pelve e na parede abdominal. Já nos testículos, as veias tortas e dilatadas recebem o nome de varicocele.
Vale lembrar ainda que o tratamento escolhido varia de acordo com o local afetado pelas varizes. “As varizes pélvicas, por exemplo, são tratadas, habitualmente, com a sua oclusão, através de embolização com agentes específicos, como molas e espuma de polidocanol. Já as varizes das pernas são habitualmente tratadas com a ressecamento das veias doentes”, explica o médico. Outras medidas indicadas são o uso de medicações e meias de compressão.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):
Foto: Shutterstock