AchèAchè
search
Título

O que é entorse? Como é a recuperação?

Dores no corpo

19 de outubro de 2023

As varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), são veias superficiais que se dilatam e alongam devido a alterações anormais na circulação do sangue. Essa condição, na maior parte dos casos, surge nos membros inferiores e existe uma explicação bem simples para essa maior frequência. 

Gravidade influencia casos de varizes nas pernas


Segundo o angiologista Bruno Constantin, as varizes se manifestam quase sempre nas pernas por causa da gravidade. “As veias são responsáveis por levar o sangue de volta ao coração. Mas, as veias das pernas estão mais abaixo e longe do coração, sendo que o retorno do sangue é muito mais difícil do que nas veias dos braços, que estão mais próximas e praticamente no mesmo nível do coração”, afirma o médico. 

Como as varizes ficam visíveis e, com o tempo, mancham a pele, acabam incomodando esteticamente. No entanto, isso é só a ponta do iceberg, já que a condição provoca dores nas pernas. É comum um paciente sentir câimbras, coceiras, sensação de cansaço e de peso nas pernas, além de inchaço e queimação também nos tornozelos e nos pés. 

Conheça o Cuidados Pela Vida

Problema também surge na pelve e nos testículos


Como a definição da doença não especifica um local, uma veia dilatada e torta em
qualquer local do corpo também recebe o nome de variz. Para o especialista, as varizes também podem aparecer nos membros superiores, na região da pelve e na parede abdominal. Já nos testículos, as veias tortas e dilatadas recebem o nome de varicocele. 
Vale lembrar ainda que o tratamento escolhido varia de acordo com o local afetado pelas varizes. “As varizes pélvicas, por exemplo, são tratadas, habitualmente, com a sua oclusão, através de embolização com agentes específicos, como molas e espuma de polidocanol. Já as varizes das pernas são habitualmente tratadas com a ressecamento das veias doentes”, explica o médico. Outras medidas indicadas são o uso de medicações e meias de compressão. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
H. pylori: Os sinais e sintomas da infecção podem ser confundidos com outro problema de saúde?

A infecção pela bactéria H. pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras. Sendo assim, não é incomum que os pacientes confundam esta infecção com outros problemas estomacais/intestinais que apresentam sintomas semelhantes. […]

Artigos
Remédio para dor muscular atrapalha resultados da musculação?

Quem começa a malhar na academia buscando sair do sedentarismo, emagrecer ou alcançar resultados corporais mais satisfatórios, costuma sentir dores intensas nos dois primeiros dias, geralmente, após a primeira sessão “puxando ferro”. O incômodo leva muitas pessoas a usarem relaxantes musculares, até para conseguirem seguir normalmente com os exercícios. Contudo, essa prática pode atrapalhar o efeito […]

Artigos
Dor de cabeça: Por que forçar a vista pode desencadear esse sintoma?

Quem sente dor de cabeça com certa frequência deve procurar um médico para avaliar o que está provocando esse problema. A presença desse sintoma ao ler por muito tempo, especialmente em locais com pouca luz, e a melhora com o repouso ou com o uso de óculos indicam que a causa por trás da dor […]

Converse com um dos nossos atendentes