AchèAchè
    search
    Título

    O que são coágulos sanguíneos? Por que eles são perigosos?

    Coração
    Meu Corpo

    Por Dr. Marcus Gaz e Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

    31 de outubro de 2018

    Os coágulos sanguíneos são estruturas que se formam naturalmente no corpo como uma forma de bloquear feridas. Eles fazem parte do sistema de cicatrização do organismo, para impedir a perda de sangue quando surgem traumas e ferimentos com sangramento. No entanto, a formação dos coágulos nem sempre é positiva. Há casos que são perigosos e que representam uma ameaça à saúde.

     

    Coágulos sanguíneos podem causar infarto e embolia pulmonar

     

    “Muitas vezes, os coágulos podem se formar de forma excessiva e descontrolada e em lugares inapropriados, como dentro de uma artéria ou de uma veia. Quando isso acontece, os coágulos podem interromper um fluxo fundamental do sangue e causar sofrimento a órgãos e tecidos”, alerta o cardiologista Marcus Gaz.
    Segundo a também cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, uma série de fatores podem facilitar a formação de coágulos dentro dos vasos, como placas de gordura nas artérias, doenças genéticas, varizes e câncer. “Quando o coágulo se forma dentro de uma artéria, por exemplo, no cérebro, temos o risco de infarto ou derrame (AVC isquêmico). Quando se forma dentro de uma veia temos o risco de trombose venosa, que pode ter como complicação a embolia pulmonar“, diz a médica.

    Como funciona o tratamento dos coágulos?

     

    Os coágulos sanguíneos são formados pela chamada cascata de coagulação que ativa uma série de proteínas que estão no sangue. Segundo Ana Catarina, os coágulos são constituídos de plaquetas, um dos componentes do sangue, e fibrina, uma proteína. Quando é necessário tratá-los, os especialistas utilizam medicações orais ou injetáveis que bloqueiam a cascata, como os anticoagulantes.
    Já a prevenção dos coágulos é feita seguindo as principais medidas de prevenção das doenças responsáveis por seu surgimento. É importante adotar hábitos saudáveis capazes de ajudar na prevenção do câncer e da presença de placas de gordura nas artérias, como fazer atividade física, manter o peso ideal, não fumar e ter uma alimentação saudável, composta de mais fibras, verduras, legumes e frutas e menos carne vermelha e gordura. Medicamentos que impedem a agregação das plaquetas (ex: acido acetilsalicílico, clopidogrel), também são utilizados em muitos casos.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    cardiovascular
    coágulos sanguíneos
    coração
    infarto
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes