AchèAchè
    search
    Título

    O que são as gastroenterites virais?

    H.Pylori

    Por

    Como o nome sugere, gastroenterites virais são quadros nos quais um vírus afeta o aparelho gástrico. Mais especificamente, eles provocam uma inflamação no estômago e intestinos. O diagnóstico se dá em função dos sintomas e a recuperação, na maioria das vezes, ocorre sem a necessidade de um tratamento específico.  

    Características das gastroenterites virais


    “As gastroenterites virais são infecções do trato gastrintestinal ocasionadas por vírus que têm afinidade pelo estômago ou intestino (rotavírus e adenovírus, por exemplo). Os principais sintomas são
    febre, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

    Ainda segundo o especialista, a principal causa das gastroenterites intestinais é o contato com pessoas contaminadas. “Outra forma comum de infecção é através da ingestão de água e alimentos contaminados”, acrescenta o médico. Por isso, é essencial garantir sempre uma boa higiene, tanto da mão e corpo como um todo, mas também dos alimentos e tudo o que for ser ingerido. No caso das crianças, esse cuidado é ainda mais importante.

    Tratamento contra gastroenterites virais


    Em função dos sintomas envolvidos em gastroenterites virais, é recomendado que o paciente repouse e se hidrate bastante, pois a perda não reposta de líquido via diarreia e vômito não pode levar à desidratação. Os pais com filhos pequenos devem ter bastante atenção a isso, pois
    desidratação pode ser letal na infância

    Por mais que os pacientes normalmente se recuperem do quadro naturalmente, já que dentro de poucos dias os sintomas costumam desaparecer, isso não significa que não deve haver cuidados. Pelo contrário. Como já dito, a ingestão abundante de líquido e repouso são fundamentais, além de cuidados na alimentação para não piorar diarreia e vômito. O uso de medicamentos específicos também pode ser indicado pelo médico.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes