Como o nome já diz, o uso de bases fortalecedoras ajuda bastante a tornar as unhas mais fortes. Mas apenas isso não é o suficiente para garantir unhas saudáveis. São necessários outros cuidados, os quais, em conjunto com o uso da base, trarão benefícios significativos para a saúde ungueal. Hidratação frequente e manter as unhas sempre curtas são alguns exemplos.
Cuidados que reforçam o efeito das bases fortalecedoras de unhas
“Para potencializar os efeitos das bases protetoras de unhas, é interessante adotar medidas que aumentem a integridade da placa ungueal. Neste caso, a reposição oral de biotina permite garantir maior integridade. Outra importante dica é evitar o manejo de ácidos, produtos alcalinos, solventes e soluções açucaradas, as quais costumam ressecar a unha”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Ainda segundo a especialista, deve-se evitar o uso em excesso de esmaltes, removedores contendo acetona e endurecedores que contenham formaldeído, pois alteram a coesão intercelular da placa ungueal. “Traumas repetidos, como digitação e hábito de roer unhas, também são fatores que agravam o quadro de unhas frágeis”, complementa a profissional.
Principais ativos de uma boa base fortalecedora
Das bases fortalecedoras disponíveis no mercado hoje, vale apostar naquelas que contam com ativos poderosos e que têm por trás tecnologia e ciência capazes de entregar um produto eficaz no combate à fragilização, descamação e unhas quebradiças. As opções compostas por eugenol, pantenol e nonychosine V são, particularmente, interessantes e merecem destaque.
O nonychosine V é um complexo de átomos oriundos da nanotecnologia que atua de forma seletiva, proporcionando uma recuperação homogênea das unhas. Já o eugenol e pantenol são ativos que, em sinergia, promovem uma melhora de fortalecimento, resistência, hidratação e restauração das unhas. Além de tudo isso, a base em questão é incolor, não dissolve na água e possui secagem rápida.
Foto: Shutterstock