search
    Título

    O que os pais devem fazer para prevenir a diarreia em crianças?

    Uncategorized

    Por

    A diarreia é um problema de saúde caracterizado pela maior frequência de evacuações e pela perda de consistência das fezes. Em alguns casos, pode ser sintoma de uma doença ou condição, como a intolerância alimentar. A condição costuma gerar complicações para as crianças mais facilmente do que para os adultos e, por isso, os pais devem se mobilizar para prevenir a diarreia em crianças de forma adequada.

    Manter as mãos limpas reduz risco de ter diarreia


    De acordo com o pediatra Bruno Amaral, existem alguns
    cuidados fundamentais que devem ser tomados para prevenir casos de diarreia nos filhos. “É importante respeitar a alimentação pertinente a cada idade, pois os erros alimentares são uma causa importante, e higienizar as mãos e os alimentos, tentando reduzir a contaminação dos mesmos”, recomenda o profissional.
    É importante também prestar atenção nos alimentos que fazem parte das refeições dos filhos, tanto em casa quanto na rua. “Isso inclui observar sempre prazos de validade dos produtos e o aspecto das frutas, verduras e legumes, além de sempre provar o alimento antes de oferecer a uma criança, especialmente quando não for feito em casa“, afirma Amaral..

    Alimentos com zinco ajudam a prevenir a diarreia

     

    A alimentação das crianças deve ter como prioridade alimentos frescos e naturais, com uma boa variedade de nutrientes. É importante evitar oferecer doces e produtos industrializados, que têm grandes quantidades de açúcar e de gordura na composição, o que pode influenciar na ocorrência de diarreia, além de serem, em geral, pouco nutritivos e prejudiciais à saúde dos pequenos.
    No entanto, se a alimentação pode ser a causa da diarreia, ela também é capaz de ajudar na prevenção, especialmente os alimentos ricos em zinco. Este mineral, que também pode ser suplementado, atua no sistema imunológico e ajuda a defender a mucosa intestinal contra micro-organismos que possam atacar o corpo, além de ajudar a recuperar as células intestinais de pacientes que já estão com diarreia. Converse com o pediatra de sua confiança, que vai apontar o melhor curso de prevenção e tratamento.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes