A diarreia é um problema de saúde caracterizado pela maior frequência de evacuações e pela perda de consistência das fezes. Em alguns casos, pode ser sintoma de uma doença ou condição, como a intolerância alimentar. A condição costuma gerar complicações para as crianças mais facilmente do que para os adultos e, por isso, os pais devem se mobilizar para prevenir a diarreia em crianças de forma adequada.
Manter as mãos limpas reduz risco de ter diarreia
De acordo com o pediatra Bruno Amaral, existem alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados para prevenir casos de diarreia nos filhos. “É importante respeitar a alimentação pertinente a cada idade, pois os erros alimentares são uma causa importante, e higienizar as mãos e os alimentos, tentando reduzir a contaminação dos mesmos”, recomenda o profissional.
É importante também prestar atenção nos alimentos que fazem parte das refeições dos filhos, tanto em casa quanto na rua. “Isso inclui observar sempre prazos de validade dos produtos e o aspecto das frutas, verduras e legumes, além de sempre provar o alimento antes de oferecer a uma criança, especialmente quando não for feito em casa“, afirma Amaral..
Alimentos com zinco ajudam a prevenir a diarreia
A alimentação das crianças deve ter como prioridade alimentos frescos e naturais, com uma boa variedade de nutrientes. É importante evitar oferecer doces e produtos industrializados, que têm grandes quantidades de açúcar e de gordura na composição, o que pode influenciar na ocorrência de diarreia, além de serem, em geral, pouco nutritivos e prejudiciais à saúde dos pequenos.
No entanto, se a alimentação pode ser a causa da diarreia, ela também é capaz de ajudar na prevenção, especialmente os alimentos ricos em zinco. Este mineral, que também pode ser suplementado, atua no sistema imunológico e ajuda a defender a mucosa intestinal contra micro-organismos que possam atacar o corpo, além de ajudar a recuperar as células intestinais de pacientes que já estão com diarreia. Converse com o pediatra de sua confiança, que vai apontar o melhor curso de prevenção e tratamento.
Foto: Shutterstock