AchèAchè
    search
    Título

    O diagnóstico precoce da asma facilita o tratamento?

    Uncategorized

    Por

    A asma é uma doença que afeta a saúde dos brônquios, vias que levam o ar até os pulmões, causando tosse, chiado e aperto no peito e dificuldade para respirar, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). O diagnóstico precoce da asma é um importante aliado do tratamento. Descubra logo abaixo o porquê!

    Crises de asma podem alterar formato dos brônquios


    Para o pneumologista Igor Nery, o diagnóstico precoce da asma ajuda a preservar o funcionamento dos brônquios. A doença provoca o fechamento desses canos por meio de um processo inflamatório. No entanto, quanto maior o número de vezes que os brônquios se fecham, maior será a dificuldade para abri-los. “Eles vão perdendo a capacidade de retornar ao seu formato original”, alerta o médico.

    De acordo com o especialista, esse problema acontece porque ocorre uma mudança na estrutura anatômica do órgão. “O formato original dos brônquios é um formato liso e bem aberto. Quanto mais vezes esses canos se apertam e abrem, com o passar do tempo, há a tendência deles perderem a capacidade de voltar ao formato original, mesmo com medicação”, explica. 

    Diagnóstico precoce da asma diminui danos aos brônquios


    Logo, quanto antes for feito o
    diagnóstico da asma, menos crises o paciente precisará enfrentar e menos danos ao sistema respiratório a doença trará. Esses fatores aumentam consideravelmente a eficácia do tratamento e, com isso, o paciente poderá ver sua qualidade de vida garantida por muito mais tempo. 

    Dr. Nery explica que a maior parte dos casos de asma pode ser diagnosticada a partir de análise clínica. O médico coleta informações dentro do consultório para fechar o diagnóstico, como o histórico da doença na família, e faz um exame físico com base nesses dados, procurando os indícios da asma no corpo do paciente. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes