Um dos sintomas mais importantes da endometriose é a dor, que pode se manifestar de diferentes formas. Ela pode vir de uma cólica abdominal, em função da prática sexual com penetração ou ao urinar e evacuar, por exemplo. O tratamento para controlar esses sintomas – e o quadro como um todo – baseia-se no uso de medicamentos e pode até mesmo exigir cirurgia. Mas outras medidas mais simples também podem ser adotadas para aliviar a dor e o desconforto causados pela doença.
Medidas caseiras para ajudar a controlar dor e demais sintomas da endometriose
Essas medidas são de nível caseiro, portanto são realmente simples. A ideia é tentar amenizar um pouco o desconforto nos momentos em que ele aparecer de forma mais intensa. “No caso de dores leves, o uso de compressas quentes, chás e se colocar em determinadas posições pode ajudar. Porém, são paliativos e não têm resolução a longo prazo”, informa o ginecologista Alexandre Brandão.
Cada uma dessas medidas ajuda a amenizar os sintomas da endometriose por razões diferentes e específicas. Segundo a Dra. Joanna Sant’Anna, também ginecologista, as compressas quentes, por exemplo, ajudam na vasodilatação, o que pode melhorar a dor. “Já a indicação de procurar diferentes posições para repousar pode melhorar parcialmente a contratilidade do aparelho genital feminino, mas a dor não é amenizada de forma efetiva”, afirma a médica.
Tratamento medicamentoso contra endometriose
O endométrio é um tecido que reveste a parede interna do útero. A endometriose é uma doença que consiste no crescimento anormal do endométrio fora da cavidade uterina. Sendo assim, os sintomas associados ao quadro aparecem justamente quando esse fenômeno ocorre. Para controlar o problema, é necessário o engajamento em um tratamento medicamentoso.
Boa parte dos remédios indicados para o tratamento são à base de hormônios. Eles atuam na redução da produção de células do endométrio, para que elas não se formem fora do útero. Por consequência, os medicamentos ajudam também no controle dos sintomas. Para a dor e cólicas, também podem ser receitados outros medicamentos, como analgésicos.
Foto: Shutterstock