AchèAchè
search
Título

Mal da montanha: por que brasileiros sofrem ao jogar futebol na altitude?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O mal da montanha é uma condição que se origina quando pessoas ambientadas ao nível do mar se expõem a grandes altitudes. É muito comum ver esse tipo de situação no futebol profissional, especialmente quando atletas de equipes brasileiras vão até países como Bolívia e Equador para disputar partidas. Por si só a mudança de altitude já é suficiente para gerar sintomas incômodos. Com o exercício físico esgotante, esses sinais tendem a piorar.   

Entendendo a altitude


Os atletas brasileiros costumam sofrer ao jogar futebol na altitude porque não têm o hábito de se exercitarem em alta intensidade nas montanhas com mais de 2 mil metros de altitude, que é a altura em que o ar começa a ficar significativamente mais rarefeito, com pressão parcial de oxigênio 25% mais baixa em relação ao nível do mar”, explica o Dr. João Felipe Franca.

Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, com isso, menor é a quantidade de moléculas de oxigênio no ar, o qual vai ficando cada vez mais rarefeito. Isso causa um impacto no corpo que resulta em alguns sintomas. A manifestação destes varia de pessoa para pessoa e costuma começar em altitude moderada (a partir de 2.400 metros).

Sintomas do mal da montanha


“A doença da altitude ou mal da montanha é caracterizada por cefaleia (dor de cabeça), dormência de extremidades (sintomas leves), falta de ar ou tontura (sintomas moderados) e até mesmo desmaios, confusão mental e morte (sintoma grave). Esses sintomas mais graves ocorrem porque a pressão atmosférica mais baixa faz com que haja edema intersticial, principalmente pulmonar e cerebral”, explica o médico especialista em exercício e esporte.

A ocorrência desses sintomas depende, além da altitude, da velocidade da subida. Por isso, para que o incômodo seja prevenido, recomenda-se que a ascensão seja feita lentamente, com paradas ao longo do caminho que ajudem no processo de adaptação do corpo à nova altitude. Muitas equipes, inclusive, procuram chegar dias antes ao local do jogo para que haja essa adaptação.

Bom condicionamento físico ajuda a evitar riscos do mal da montanha


O bom condicionamento físico dos atletas é um fator importante para encarar bem a altitude, mas isso não significa que eles estão isentos dos sintomas, especialmente quando a altitude for muito grande. Mesmo assim, os maiores riscos estão mais associados a pessoas em condições opostas. “Praticar esportes em grandes altitudes pode ser perigoso para brasileiros cardiopatas e pneumopatas ou mesmo sedentários, mal condicionados”.  

 

 

Foto: Pexels

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A falta de vitamina D pode prejudicar a saúde dos idosos?

A manutenção de níveis adequados de vitamina D é essencial para promover a saúde global do idoso, protegendo a saúde óssea, o sistema imunológico, a energia para o cotidiano e a performance cognitiva. O geriatra Ricardo Komatsu explica como a falta de vitamina D pode afetar diversas áreas do corpo dos idosos e prejudicar sua […]

Artigos
Varizes: Qualquer veia do corpo pode ficar varicosa?

As varizes se caracterizam pela deformação de vasos, principalmente nos membros inferiores, seguida por outros sintomas, como dor, queimação e inchaço nas pernas. Porém, este fenômeno pode ocorrer também em outros membros da parte superior do corpo. Em suma, qualquer veia do corpo pode ficar varicosa, mas isso acontece com mais frequência nas pernas e […]

Artigos
Qual é a atividade física mais indicada para um paciente que sofreu um infarto?

O tratamento que visa evitar a ocorrência de um segundo infarto se baseia na mudança de estilo de vida, com adoção de práticas saudáveis, o que inclui exercícios físicos. Porém, é recomendado que o paciente realize atividades de intensidade leve e moderada, pois ir além disso pode ter o efeito contrário e contribuir para que […]

Converse com um dos nossos atendentes