Como atletas podem fazer para se prevenir da artrose?


  • +A
  • -A

Atletas se submetem constantemente a atividades físicas de alta intensidade e, por isso, correm maior risco de desenvolver artrose, que nada mais é do que o desgaste da cartilagem que protege os ossos. Estes indivíduos precisam, então, trabalhar bastante o fortalecimento do corpo para aguentar o impacto dos movimentos sem prejudicar as articulações.

Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, a adequação do peso corporal, o fortalecimento muscular e um bom acompanhamento nutricional e endocrinológico são essenciais para o atleta que deseja manter a longevidade de suas articulações. “Alguns trabalhos têm demonstrado que a sobrecarga nos treinos de alto impacto pode ser um fator de risco independente em modalidades esportivas como handebol e futebol. Vale, então, observar este aspecto e cadenciar o treinamento sob a supervisão de um especialista”.

Modos de combater o desgaste da cartilagem


O médico comenta ainda que o risco de desenvolver artrose é cerca de 30 a 40% maior em praticantes de esportes, independentemente de outros fatores de risco para a doença. “Esses fatores seriam obesidade, despreparo muscular, passado de lesões articulares (especialmente aquelas que afetam a estabilidade), desnutrição e existência de alterações hormonais”.

Dentre as alternativas menos invasivas para tratar a osteoartrite, estão o fortalecimento muscular, as órteses de estabilização dinâmica e o uso de medicações condroprotetoras, que ajudam a desacelerar o desgaste da cartilagem, protegendo as articulações. “Já em atletas com elevada demanda biomecânica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a estabilização articular (reconstrução de ligamentos e/ou realinhamento articular), ou retirada de ‘corpos livres’”, completa o médico.

Redução nos treinos e dieta apropriada para vencer a artrose


Como a cartilagem é um tecido que não se regenera, uma lesão no local acaba sendo encarada pelos médicos como irreversível. Neste caso, o atleta deve controlar os fatores de risco que podem agravar o problema. “A redução na intensidade dos treinos acaba sendo uma realidade para o atleta que enfrenta uma lesão de cartilagem e o fator determinante na adequação do treino acaba sendo a dor, especialmente quando ele ainda luta contra outras mazelas do envelhecimento”.

Ter uma dieta adequada é outra forma dos atletas evitarem e enfrentar a artrose. “Uma boa ingestão de proteínas possibilita a regeneração celular adequada, garantindo músculos saudáveis e aptos a responder ao recrutamento nos programas de estabilização das articulações. Da mesma forma, uma quantidade apropriada de colágeno e vitamina C possibilita a síntese eficaz da matriz contida nas cartilagens e tecidos conjuntivos, estes últimos os principais elementos integrantes das articulações”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Vinícius Magno

Dr. Vinícius Magno

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 52847593 / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Como atletas podem fazer para se prevenir da artrose?"

Walter Rodrigues

Muito boa as informações.Prático artes marciais a 48 anos .Karatê e Kobudo… faço também um pouco de musculação para o fortalecimento mas mesmo assim tenho dores principalmente na região lombar, claro que existem o fator da idade porque estou com 67 anos mas meu corpo ainda respondem muito bem .Preciso tomar vitaminas porque não costumo tomar principalmente a vitamina C…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Walter, para identificar se é necessário a utilização de suplementos vitamínicos você deve conversar com seu médico e/ou nutricionista para que seja identificado através de exames se existe essa necessidade ou não. A pratica de atividade física sem duvida contribui para uma vida mais saudável, acompanhada de uma alimentação balanceada trazem grandes benefícios a sua saúde. Abraços.

Rosangela Maria de Sousa

Olá tenho 51 anos e há 8 anos descobri artrose nos dois joelhos e agora tbem esclerose e sinto dores terríveis dia e noite e tbem tenho obesidade mórbida e a médica disse q não adianta mais tomar nenhum medicamento Pqe não resolve mais que meus joelhos não tem mais jeito q agora só cirurgia de prótese nos dois mais ainda continuo tomando corticoide, metotrexate amitriptilina pra fibromialgia, será q não existe mesmo mais tratamento para mim? Obs. Não posso fazer cirurgia devido a pressão muito alta e agora???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosangela, dietas hipocalóricas, ou seja, aquelas que reduzem consideravelmente a quantidade de calorias ingeridas, são úteis no processo de emagrecimento. Atividades físicas ajudam a garantir que a quantidade de calorias perdidas seja maior que as consumidas, meta essencial para a perda de peso. Por conta da artrose deve-se praticar atividades com o minimo possível de impacto, como por exemplo a natação, hidroginástica entre outros, ressaltando que antes de iniciar qualquer atividade deve-se consultar o especialista. Para verificar se o tratamento contra a artrose não surge mais nenhum impacto positivo é necessário exames diante de uma consulta presencial, converse com seu médico para que se possa identificar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Italvar Fraga Cerqueira

Boa noite! Gostaria de saber quais os tipos de drogas em remédios que podem causar ou até mesmo acelerar as artroses. Antiinflamatórios acentuam as artroses? Este esclarecimento é muito importante para nos registrarmos de mais problemas articulares. Grato. Aguardo resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Italvar. O tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte. Para o controle da doença, são usados os medicamentos condroprotetores, que ajudam a estabilizar o quadro e desacelerar o desgaste articular. Estudos científicos têm demonstrado benefícios da combinação da glicosamina e condroitina na redução da dor e melhoria da mobilidade articular em pacientes que fazem uso contínuo deles. Abraços!

Regina Celia Menezes

Meu tornozelo estala muito, isso é sinal de artrose? Tenho 63anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Regina. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações fazem esses barulhos, como: o escapamento de gases/vácuo, movimento das articulações, tendões e ligamentos ou as superfícies ásperas, por exemplo. Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Até a próxima!

Berenice Kfouri

A pergunta do Italvar Fraga Cerqueira é super importante. Vocês poderiam responder, por favor? Para facilitar copio abaixo:” talvar Fraga CerqueiraBoa noite! Gostaria de saber quais os tipos de drogas em remédios que podem causar ou até mesmo acelerar as artroses. Antiinflamatórios acentuam as artroses? Este esclarecimento é muito importante para nos registrarmos de mais problemas articulares. Grato. Aguardo resposta.”

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Berenice. Esclarecemos a dúvida do Italvar, os condroprotetores são medicações indicadas em casos de artrose. Todos os pacientes podem se beneficiar de sua utilização, alguns casos mais e outros menos. Abraços!

joao cruz

O artrolive realmente funciona já disse várias é um excelente remédio, porém, mesmo com o desconto dado pelo fabricante, o preço ainda é uma grande dificuldade para os aposentados que necessitam desta droga. Claro que além das iniciativas, aqui citadas: exercicios, caminhadas, alimentação, etc, porém, o fabricante poderia num ato de grandeza abrir sua formula para fabricação de generico, já que é um grande fabricante desse tipo de remedios.Não aliviaria sòmente as dores mas, o bolso também!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Joao. Agradecemos o seu comentário! Para reduzir a dor e a inflamação, é possível recorrer a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, quando estas medidas não forem suficientes, o especialista pode indicar injeções de ácido hialurônico e cirurgia, como a substituição da articulação por uma prótese, procedimento conhecido como artroplastia. Até breve!

Emilio César Maria de Pinho

Tenho artrose no no fêmur esquerdo e já fiz uso do Artrolive. Realmente o preço do remédio é bem salgado mas existem outros que “parece”, fazem o mesmo efeito. Atualmente faço uso de umas drágeas vindas dos Estados Unidos. Estou no inicio da experiência com elas. Não sei se dará resultado mas o preço é bem razoável.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Emilio. Agradecemos o seu comentário! Continue conosco para acompanhar todas as nossas matérias. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.