search
    Título

    Como atletas podem fazer para se prevenir da artrose?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    Atletas se submetem constantemente a atividades físicas de alta intensidade e, por isso, correm maior risco de desenvolver artrose, que nada mais é do que o desgaste da cartilagem que protege os ossos. Estes indivíduos precisam, então, trabalhar bastante o fortalecimento do corpo para aguentar o impacto dos movimentos sem prejudicar as articulações.

    Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, a adequação do peso corporal, o fortalecimento muscular e um bom acompanhamento nutricional e endocrinológico são essenciais para o atleta que deseja manter a longevidade de suas articulações. “Alguns trabalhos têm demonstrado que a sobrecarga nos treinos de alto impacto pode ser um fator de risco independente em modalidades esportivas como handebol e futebol. Vale, então, observar este aspecto e cadenciar o treinamento sob a supervisão de um especialista”.

    Modos de combater o desgaste da cartilagem


    O médico comenta ainda que o risco de desenvolver artrose é cerca de 30 a 40% maior em praticantes de esportes, independentemente de outros fatores de risco para a doença. “Esses fatores seriam obesidade, despreparo muscular, passado de lesões articulares (especialmente aquelas que afetam a estabilidade), desnutrição e existência de alterações hormonais”.

    Dentre as alternativas menos invasivas para tratar a osteoartrite, estão o fortalecimento muscular, as órteses de estabilização dinâmica e o uso de medicações condroprotetoras, que ajudam a desacelerar o desgaste da cartilagem, protegendo as articulações. “Já em atletas com elevada demanda biomecânica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a estabilização articular (reconstrução de ligamentos e/ou realinhamento articular), ou retirada de ‘corpos livres’”, completa o médico.

    Redução nos treinos e dieta apropriada para vencer a artrose


    Como a cartilagem é um tecido que não se regenera, uma lesão no local acaba sendo encarada pelos médicos como irreversível. Neste caso, o atleta deve controlar os fatores de risco que podem agravar o problema. “A redução na intensidade dos treinos acaba sendo uma realidade para o atleta que enfrenta uma lesão de cartilagem e o fator determinante na adequação do treino acaba sendo a dor, especialmente quando ele ainda luta contra outras mazelas do envelhecimento”.

    Ter uma dieta adequada é outra forma dos atletas evitarem e enfrentar a artrose. “Uma boa ingestão de proteínas possibilita a regeneração celular adequada, garantindo músculos saudáveis e aptos a responder ao recrutamento nos programas de estabilização das articulações. Da mesma forma, uma quantidade apropriada de colágeno e vitamina C possibilita a síntese eficaz da matriz contida nas cartilagens e tecidos conjuntivos, estes últimos os principais elementos integrantes das articulações”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes