Quais são as principais causas da dor de cabeça?


  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 90% da população brasileira sofrerá com a dor de cabeça em algum momento da vida. Este sintoma tem diversas causas e, mesmo sendo comum, não deve ser encarado como normal e precisa ser avaliado por um médico se for muito intenso ou persistente, já que pode sinalizar outros problemas de saúde.

Conheça os principais tipos de dores de cabeça


De acordo com o neurologista Flávio Sekeff, existem dois grupos de dores de cabeça. “As dores de cabeça podem ser primárias, ou seja, sem causa definida, e secundárias, quando a causa é conhecida ou quando a dor não se enquadra nos critérios de dor primária”, explica o médico. Entre as primárias, a enxaqueca e a cefaleia tensional são as mais comuns.

A cefaleia tensional é causada por tensões ou contrações fortes nos músculos dos ombros, pescoço, cabeça e rosto. É o mais comum entre todos os tipos de dor de cabeça e sua intensidade varia de leve a moderada, com alguns casos de intolerância a barulhos intensos. Não é incapacitante e pode melhorar com atividades relaxantes e exercícios físicos.

Casos de enxaqueca envolvem predisposição genética


Já a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça mais forte e progressiva, causada por alterações no cérebro e com influências da genética familiar. Costuma ser incapacitante, pode afetar um ou os dois lados da cabeça e geralmente persiste por 72 horas. A enxaqueca também pode provocar enjoos, tonturas e intolerância a ruídos e à luz.

A enxaqueca tem início por causa de alterações químicas no cérebro que provocam a liberação de substâncias inflamatórias na corrente sanguínea e que geram a sensação de dor. Estresse, ficar muitas horas sem comer, grande esforço físico e até mesmo o excesso de alguns alimentos podem atuar como gatilhos para a enxaqueca.

Uso excessivo de analgésicos pode causar dor de cabeça


“Entre as dores de cabeça secundárias, temos a cefaleia por abuso de analgésicos, a dor de cabeça por problemas na coluna cervical, por problemas visuais e por problemas de sono, como a apneia do sono”, cita Sekeff. É importante procurar um médico para uma avaliação precisa, já que cada um desses tipos tem tratamento diferenciado.

Outra dor de cabeça do tipo secundária é a provocada pela disfunção temporomandibular, conhecida também pela sigla DTM. O problema atrapalha o desempenho da articulação que liga a mandíbula ao osso temporal do crânio e provoca, além da dor de cabeça, dores no ouvido, estalos, dor ao bocejar e travamento da mandíbula.

Para evitar dores de cabeça e eliminar o problema com mais rapidez Sekeff indica, em primeiro lugar, uma ótima noite de sono, mas existem ainda outras medidas importantes. “Evitar o uso de álcool, tomar cuidado com batidas na cabeça, tratar problemas de sono e de dentição e tomar analgésicos conforme prescrição médica e somente se necessário”, recomenda o neurologista.

Dr. Flávio Sekeff Sallem é neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e atua em São Paulo. CRM-SP: 96498

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Quais são as principais causas da dor de cabeça?"

Serug mak

A dor de cabeça e tão forte que dar vontade vomita acho que stresse

maria lima

Dores de cabeça, tem varias causas,pode ser estresse,ficar horas sem se alimenta-se,colesterol muito alto,pressão alta,problemas na visão ou seja tem ser investigada por um bom profissional.

Bea

Tenho dores fortes de cabeça e não da para dormir, não sei o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bea, realize uma consulta com o neurologista para que ele possa avaliá-la e assim passe as orientações adequadas. Melhoras.

Valeska

Ja to com 4 dias de dores de cabeça e no pescoço fora enjôo,fraqueza,indisposição e mal humor e palidez. Não aguento mas ..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valeska, orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência para uma consulta com o médico. Melhoras.

Kethellen Maciel

Estou com muita dor de cabeça oque eu posso tomar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kethellen, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Silvia

Tenho dor de cabeça todos os dias A 4 anos

Marcia

Ando sentinho muita dor de cabeça isso é o dia todo . Ela vai e volta sao dores insuportavel

marcos antonio gusmao

tenho fortes pontadas na cabeça todos os diasz tarde acompanhado de fortes dores no corpo todo

Tatiana santana

Sinto muita dor de cabeça, to com sensibilidade a barulho foi a cabeça todo os olhos tudo. Já fui na emergência e só passa Dipirona O que fazer??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tatiana, realize uma consulta com o neurologista, assim ele poderá solicitar exames e prescrever o tratamento adequado. Melhoras.

Adriana

Sinto dores de cabeça todos os dias já fui ao médico já tomei remedios e não passa tenho medo de ser coisa pior

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, termine o tratamento que o médico prescreveu, caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Abraços.

Edna

tenho bastante dor de cabeça, ás vezes só melhora quando tomo algum chá amargo, e ainda não descobri a causa.

José Roland

Tenho dores de cabeça com muita frequência ha mais de 15 anos. As vezes fico de 4 a 5 dias sem dor e as vezes dia sim, dia não. Ja passei com o neuro e otorrino. Os exames solicitados, inclusive a tomo, gracas a Deus, e, segundo os medicos, nao apresentou nada e o tratamento nao tem sido eficaz e sou obrigado a recorrer aos analgésicos. Nao sei mais o que fazer… pode me ajudar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.