Sentir dor no peito e falta de ar após praticar esportes é normal? Como se cuidar para respirar melhor?


  • +A
  • -A

Se uma dor no peito já causa surpresa e medo em pessoas normais, imagine em atletas, que possuem uma vida regrada e dependem integralmente do desempenho de seus corpos no dia a dia? Parece paradoxal, mas uma grande quantidade de esportistas vem, ao longo dos anos, apresentando problemas cardíacos que podem causar inclusive infartos súbitos durante a prática de esportes.

Afinal, sentir dores durante esse tipo de esforço é normal?

O cardiologista Roberto Felipe Correia afirma que não é normal, mas garante que nem toda dor no peito é sinal de infarto. “Muitos jovens têm apresentado essas dores no peito durante algum exercício físico. Geralmente o que acontece nesses casos é uma arritmia cardíaca, ou seja, alguma alteração no ritmo das batidas do coração”, explica. “Logicamente, a primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”.

O especialista alerta também para a importância de deixar o ego de lado e procurar repouso imediatamente. “O grande problema é que atleta sempre tenta continuar um pouco para ver até onde consegue prosseguir. Isso é errado, porque os sintomas aumentam gradativamente”, enfatiza o cardiologista.

A respiração também pode influenciar nas dores do peito?

Quem nunca sentiu uma dorzinha no peito quando a respiração parece ter acontecido de “forma errada”? É algo relativamente comum, que geralmente não representa nada de mais, mas é preciso atenção se for algo muito recorrente, pois essa dor pode ser sintoma de algum problema mais sério.

Na respiração, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial buscar ao máximo o uso da musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias naturais.

É importante também buscar o tratamento para rinites, alergias e outros problemas que obstruam as vias nasais, já que a respiração pela boca pode trazer algumas complicações. Como o nariz tem mecanismos para filtrar, aquecer e umidificar o ar, a respiração bucal acaba enviando um ar mais carregado de impurezas, o que pode prejudicar quadros de asma e bronquite, além de favores infecções no trato respiratório.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Roberto Felipe Correia

Cardiologia

CRM: 557994 / RJ

TAGS
atividade-fisica
dor-no-peito

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

62 comentários para "Sentir dor no peito e falta de ar após praticar esportes é normal? Como se cuidar para respirar melhor?"

André Bova.

Voltei gradativamente a correr.Tenho 53 anos, e a 25 anos atrás pratiquei Triatlon. Nesse retorno com sala de musculação e volta a correr gradativa, após 12hs desse determinado treino que por sinal foi com mais carga senti aperto no peito, falta de ar e batimentos cardíacos irregulares.Sensação muito ruim.Procurei ajuda médica no mesmo dia, coletei amostra de sangue e fiz dois eletrôcardiogramas com resultados normal de ambos, o exame de sangue acusou alteração enzimática.Ao longo do dia sem que eu tivesse tomado algum medicamento específico fui voltando ao normal e me sentindo vada vez mais confortável. Gostaria de um comentário médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá André, quem nunca sentiu uma dorzinha no peito quando a respiração parece ter acontecido de “forma errada”? É algo relativamente comum, que geralmente não representa nada de mais, mas é preciso atenção se for algo muito recorrente, pois essa dor pode ser sintoma de algum problema mais sério. Na respiração, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial buscar ao máximo o uso da musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias naturais.

Magali

Olá, ontem fiz circuito funcional na academia por 45 min.parei várias vezes p puxar o ar pois fico fadigada e vermelha p roxa mas completei o treino e não dormi tamanha dor no peito e falta de ar respiração pela boca com dificuldade. Não fui hospital e fui trabalhar mas tô. Muito fadigada. É normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Magali, como explica o cardiologista Roberto Felipe Correia “a primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”. Abraços.

Maria da Silva

Olá,hoje subi uma serra correndo,daí meu coração acelerou muito mesmo e senti falta de ar,será problema cardíaco?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria,como explica o cardiologista Roberto Felipe Correia: “Geralmente o que acontece nesses casos é uma arritmia cardíaca, ou seja, alguma alteração no ritmo das batidas do coração. A primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”.

Reinaldo coradello germano

Boa tarde!!! Tenho50 anos e sempre tive uma vida esportiva ativa mas parei um bom tempo, depois retornei com muita carga e dias depois com esforços do trabalho estava sentindo dor no peito e fiz uma medida de preção deu 17/9 devo me preocupar? Desde ja um muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reinaldo, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios de alta intensidade. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Eduardo

Olá, bom dia. Comecei a reinar na academia há uma semana e após o quarto dia de exercícios comecei a sentir uma dor estranha no peito e um tanto de falta de ar (respiração cansada). O que me intriga é que quando eu termino de fazer o exercício me sinto muito bem, respiração leve, nenhuma anormalidade, mas com o passar das horas aqueles “sintomas” antes mencionados começam a aparecer. Estou preocupado pois não quero parar de treinar. É normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eduardo, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Alesson Victor

Olá Boa Noite. Tenho 16 anos. Eu sempre tive uma boa vida esportiva. Pratiquei natação desde de pequeno, porém ao entrar pra uma escola integral tive q deixar o esporte e já faz um ano q n prático atividades esportivas, minha alimentação durante o período de falta de atividades esportivas foi saindo do padrão de alimentação saudável. Quando foi perto do ano novo, comecei a sentir um desconforto no meio do peito, toda vez q eu fazia um esforço físico. Como sou músico (vocalista) e cuido bastante da minha voz. Comecei a perceber q n estou conseguindo mais cantar, pq sinto um falta de ar q longo após vem seguida de cansaço. Eu n sei o q é isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alesson, realize uma consulta com o médico especialista para que possa identificar o motivo desses sintomas. Melhoras.

Nuno Miguel

Olá, tenho 20 anos, após jogar futebol das 8 ás 10 da noite, durante a noite por volta das 2 da manhã acordei com uma dor no peito, a minha respiração era normal, apliquei alguma pressão no peito e não doia, conforme o coração batia a dor era maior, do género, aumenta a dor, baixa a dor, aumenta, baixa sempre assim, foi a um centro de saúde deram-se uma pastilha e uma injeção e passou e aconselharam-me a não fazer esforços ou levantar peso. Foi a 1ª vez que isto aconteceu, o que poderá ser ? Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nuno, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios de alta intensidade. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Flávio

Boa noite faz tem que não faço exercícios físicos estou acima do peito, fiz eletrocardiograma e ecocardiograma do coração e não deram não o doutor disse que estava tudo normal…..mais hoje fui fazer uma caminhada e sentir uma dor no meio do peito o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flávio, retorne com o médico e relate para que ele os seus sintomas, assim ele poderá reavaliá-lo e te orientar de maneira adequada. Abraços.

Robert

corrir 4 km e fiz 10 barras fixa não sentir nada, mas quando fui dormir sentir dores no peito. Isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Robert, o indicado é que você realize uma consulta com o cardiologista para que ele possa avaliar os seus sintomas e indique a conduta adequada. Abraços.

Larissa

Olá,bom dia! Fiz aula de jump ontem,cheguei em casa com bastante dor no meio do peito e mal estar,acordei dolorida,sempre que respiro fundo dói exatamente no meio do peito,é normal? Oque pode ser? Devo procurar médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Larissa, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Ana paula

Ola eu queria saber por que quando eu Fasso algum exercício em casa agachamento e depois sinto minha respiração meio ruim eu gostaria de saber

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Paula, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Leilah

Oi,Sempre fui sedentária, mas caminhava rápido e por um bom tempo sem me cansar. Mas de uns tempos pra cá sinto muita falta de ar e fadiga mesmo com exercícios pequenos. A dúvida é procuro um Cardiologista ou um Pneumologista. Tenho 52 anos e sou professora, sempre em pé em sala de aula. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leilah, realize uma consulta com o cardiologista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Arilson

Olá sou atleta fundista e fiz um vários treinos de longos percursos ,porém no último estava muito quente e cansei bastante após este treino no outro dia amanheci com dor no tórax como se tivesse dolorido os ossos do tórax e ao apertar doe no meio do mesmo ,o que pode ser ?

Loivana

Oi meu filho tem 17 anos Joga futebol…Um eletro que ele fez deu auterado ventriculo esquerdo..as vezes fica tonto nos treinos e agora reclama de dor no peito e falta de ar

Gustavo

Sinto Dores no peito quando faço qualquer atividade física, Procurei o médico e fiz vários exames, cintilografia do miocárdio e etc..Não aparentou nada de anormal, fiz endoscopia e mesmo assim deu uma pequena inflamação, mais nada de mais, o que será a causa raiz das minhas dores Dr?

Daniel

Quando fasso uma caminhada ou uma corrida de leve sinto leves dores perto do pulmão direito estou muito preocupado voce poderia me dizer ser é algum problema grave

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniel, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

undefined

Bom dia ! Tenho 31 anos .ha 2 estou cedentario. Ontem comecei fazer caminhada . Ate na hora de dormir tudo tramquilo , depois comei a centir falta de sono e notei que meu batimentos estavam meios acelerados . Nao dormir facil consequi ja era umas 03:10 da manha . Oque pode ter ocorido ??

CUIDADOS PELA VIDA

É importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Alvaro

Oi eu fiz natação hoje por 50 minutos eu tenho 14 anos e enquanto eu fazia ficou doendo meu peito vocês sabem o motivo pro meu peito começar a doer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alvaro, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Tadeu

Olá.. prático musculação e corrida a uns 3 anos,estou sentindo encomado leve no peito a dois dias.nao sei se fiz exercício errado ou é algo pra se preocupar??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tadeu, recomendamos marcar uma consulta com o especialista para uma avaliação. Abraços.

Daniely

Tenho 19 anos e ando tendo essas dores do no peito a 1 ano , na primeira vez que eu comecei a sentir a dores no peito , comecei a ficar pálida, falta de ar ,meu batimentos cardíaco acelerado,fraqueza e muita tontura , fui ao medico e os é fizeram os exames mais todos deram e todos os exames deram normal, quando comecei a fazer a cademia minhas dores no peito tinham sumido , mais quando comecei a pegar peso comecei a sentir as dores no peito de novo porém não esta forte . E depois que parei de fazer continuo sentindo as dores regulamente ? Sabe me dizer qual seria o motivos dessas dores ? E quando eu poderia voltá a fazer meu exercício de novo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniely, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Isabel

Olá, Estava fazendo treino funcional e sentie uma arritmia e tontura e fiquei pálida ,será que tenho problemas cardíacos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isabel, marque uma avaliação com o cardiologista para que ele possa averiguar o que houve. Abraços.

Ariane

Olá dr comecei a pular corda já tem 3 meses e como normal meu coração sempre acelerar mais agora começou a doer quantos mais eu pulo mais dói aí parei e sentei começou a melhorar será q posso ter algum problema cardíaco?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ariane, o ideal é marcar uma avaliação com o especialista. Abraços.

Neyla

Olá , meu nome é Neyla , quando ando de bicicleta ou corro costumo sintir uma dor no tórax que sobe pela garganta e me faz sintir uma ardência no cérebro , as dores são maiores no cérebro e no tórax e como se eu estivesse sido pisada , na garganta costuma arder me deixando ofegante ,será que posso ter algum problema nessas arias ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neyla, é necessário fazer uma avaliação com o médico para ele identifique o que pode estar causando esses sintomas e assim te oriente de forma adequada. Abraços.

Nalva souza

Boa noite! quando faço esteira sinto dor no peito do lado esquerdo, saiu da esteira a dor para. Tenho 57 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nalva, neste caso o ideal é que você faça uma avaliação com o cardiologista. Abraços.

Roberta

Olá estou fazendo academia e funcional mas estou sentindo dor no peito junto com cansaço e falta de ar durante os treino isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberta, como explica o cardiologista Roberto Felipe Correia “a primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”. Abraços.

Wagner Santos

Olá!Minha narina esquerda entope direto,pra ser mais preciso todos os dias,e quando acontece a obstrução da mêsma,meu peito fica doendo,um desconforto muito chato,queria saber se isso tem a ver com algum problema cardíaco!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wagner, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Fabiano

Ola. Pratico ciclismo há 3 anos. Pedalo com frequencia semanal. Muitos morros e subidas. Ha uns dois meses venho sentido uma dor no peito após um tempo de atividade intensa e como dói eu diminuo a pressão na atividade até chegar em casa. Chegando em casa, depois de parar a atividade, o peito fica magoado durante a noite e até no outro dia inteiro, lembrando da atividade. Marquei um cardiologista, mas estou com medo de continuar a atividade antes dessa consulta. Gostaria de falar sobre isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabiano, se você está inseguro o melhor é aguardar a consulta para que possa retomar as atividades. Abraços.

Francisca

Olá eu tenho 31 mas quando faço caminhada e corrida fico com falta de ar e meu corpo começa ficar trêmulo.. é meus batimentos fica muito acelerado isso é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, na respiração, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial buscar ao máximo o uso da musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias naturais. Caso os sintomas persistam, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico. Abraços.

PAULO

Tenho hábito de correr, faço provas de atletismo, pertenço a um Clube. Á uns dias atrás ao iniciar a fazer as series de corrida deu-me um dor do lado esquerdo torax por de baixo da axila. Tive de reduzir o andamento. A mesma dor apareçe quando começo a correr ou andar. O que tenho a fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, marque uma avaliação com o cardiologista para que ele possa identificar o motivo das dores e assim te orientar. Abraços.

NOEMI DE LIMA MOREIRA

EU FAÇO EXERCÍCIO LOCALIZADOS E ANDO SENTINDO MUITA DOR NO PEITO DO LADO ESQUERDONÃO CONSIGO DEITAR DAQUELE LADO. ESTOU PREOCUPADA.

Ricardo

Fiz uma atividade física muito entença !tou com dor no peito ao mim abaixa! Com fazer pra aliviar! Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, converse com seu médico, somente uma avaliação presencial pode informar o tratamento mais adequado. Abraços.

Gislaine

Boa tarde…Hoje fiz aula na academia de funcional, tive que parar no meio da aula porque meu peito começou a doer muito e chegou a me dar ate tontura isso e normal? ??Logo apos parar o exercício fisico a dor para acredito eu que a dor e por falta de condicionamento físico ja que fazia um tempo que eu nao praticava esse tipo de atividade…Me ajudem por favor estou preocupada minha professora falou pra mim ir no medicoSera q e necessário? ?,

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gislaine, é importante sim ir ao médico! Um exame presencial pode dizer o que aconteceu. Lembrando que toda atividade física tem que ser supervisionada e aprovada pelo seu médico. Desejamos melhoras para que possa continuar a realizar seus exercícios. Até a próxima.

Liliane

Olá sou Liliane, vivia uma vida sedentária mas decidi mudar e fazer atividades físicas, após 16 dias de treino ( barriga, glúteos, braço e corpo todo). No 17 dias quando acordei com muita dor no peito mau dá pra falar que foi muito 😧 principalmente quando eu respiro.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Liliane, o cardiologista Roberto Felipe Correia afirma que não é normal, mas garante que nem toda dor no peito é sinal de infarto. “Geralmente o que acontece nesses casos é uma arritmia cardíaca, ou seja, alguma alteração no ritmo das batidas do coração”, explica. Procure um cardiologista para que seja identificado a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.