Sentir dor no peito e falta de ar após praticar esportes é normal? Como se cuidar para respirar melhor?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sentir dor no peito e falta de ar após praticar esportes é normal? Como se cuidar para respirar melhor?

Se uma dor no peito já causa surpresa e medo em pessoas normais, imagine em atletas, que possuem uma vida regrada e dependem integralmente do desempenho de seus corpos no dia a dia? Parece paradoxal, mas uma grande quantidade de esportistas vem, ao longo dos anos, apresentando problemas cardíacos que podem causar inclusive infartos súbitos durante a prática de esportes.

Afinal, sentir dores durante esse tipo de esforço é normal?

O cardiologista Roberto Felipe Correia afirma que não é normal, mas garante que nem toda dor no peito é sinal de infarto. “Muitos jovens têm apresentado essas dores no peito durante algum exercício físico. Geralmente o que acontece nesses casos é uma arritmia cardíaca, ou seja, alguma alteração no ritmo das batidas do coração”, explica. “Logicamente, a primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”.

O especialista alerta também para a importância de deixar o ego de lado e procurar repouso imediatamente. “O grande problema é que atleta sempre tenta continuar um pouco para ver até onde consegue prosseguir. Isso é errado, porque os sintomas aumentam gradativamente”, enfatiza o cardiologista.

A respiração também pode influenciar nas dores do peito?

Quem nunca sentiu uma dorzinha no peito quando a respiração parece ter acontecido de “forma errada”? É algo relativamente comum, que geralmente não representa nada de mais, mas é preciso atenção se for algo muito recorrente, pois essa dor pode ser sintoma de algum problema mais sério.

Na respiração, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial buscar ao máximo o uso da musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias naturais.

É importante também buscar o tratamento para rinites, alergias e outros problemas que obstruam as vias nasais, já que a respiração pela boca pode trazer algumas complicações. Como o nariz tem mecanismos para filtrar, aquecer e umidificar o ar, a respiração bucal acaba enviando um ar mais carregado de impurezas, o que pode prejudicar quadros de asma e bronquite, além de favores infecções no trato respiratório.

Dr. Roberto Felipe Correia é cardiologista, pós-graduado em Medicina do Trabalho, Cardiologia e Geriatria. CRM nº 55799-4

 

TAGS
atividade-fisica
dor-no-peito

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Sentir dor no peito e falta de ar após praticar esportes é normal? Como se cuidar para respirar melhor?"

André Bova.

Voltei gradativamente a correr.Tenho 53 anos, e a 25 anos atrás pratiquei Triatlon. Nesse retorno com sala de musculação e volta a correr gradativa, após 12hs desse determinado treino que por sinal foi com mais carga senti aperto no peito, falta de ar e batimentos cardíacos irregulares.Sensação muito ruim.Procurei ajuda médica no mesmo dia, coletei amostra de sangue e fiz dois eletrôcardiogramas com resultados normal de ambos, o exame de sangue acusou alteração enzimática.Ao longo do dia sem que eu tivesse tomado algum medicamento específico fui voltando ao normal e me sentindo vada vez mais confortável. Gostaria de um comentário médico.

Cuidados Pela Vida

Olá André, quem nunca sentiu uma dorzinha no peito quando a respiração parece ter acontecido de “forma errada”? É algo relativamente comum, que geralmente não representa nada de mais, mas é preciso atenção se for algo muito recorrente, pois essa dor pode ser sintoma de algum problema mais sério. Na respiração, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial buscar ao máximo o uso da musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias naturais.

Magali

Olá, ontem fiz circuito funcional na academia por 45 min.parei várias vezes p puxar o ar pois fico fadigada e vermelha p roxa mas completei o treino e não dormi tamanha dor no peito e falta de ar respiração pela boca com dificuldade. Não fui hospital e fui trabalhar mas tô. Muito fadigada. É normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Magali, como explica o cardiologista Roberto Felipe Correia “a primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”. Abraços.

Maria da Silva

Olá,hoje subi uma serra correndo,daí meu coração acelerou muito mesmo e senti falta de ar,será problema cardíaco?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria,como explica o cardiologista Roberto Felipe Correia: “Geralmente o que acontece nesses casos é uma arritmia cardíaca, ou seja, alguma alteração no ritmo das batidas do coração. A primeira atitude a ser tomada é a de parar imediatamente com a atividade e procurar repouso. Em seguida, caso a dor se agrave, deve-se procurar um atendimento de emergência e o devido acompanhamento médico”.

Reinaldo coradello germano

Boa tarde!!! Tenho50 anos e sempre tive uma vida esportiva ativa mas parei um bom tempo, depois retornei com muita carga e dias depois com esforços do trabalho estava sentindo dor no peito e fiz uma medida de preção deu 17/9 devo me preocupar? Desde ja um muito obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Reinaldo, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios de alta intensidade. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Eduardo

Olá, bom dia. Comecei a reinar na academia há uma semana e após o quarto dia de exercícios comecei a sentir uma dor estranha no peito e um tanto de falta de ar (respiração cansada). O que me intriga é que quando eu termino de fazer o exercício me sinto muito bem, respiração leve, nenhuma anormalidade, mas com o passar das horas aqueles “sintomas” antes mencionados começam a aparecer. Estou preocupado pois não quero parar de treinar. É normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Eduardo, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Alesson Victor

Olá Boa Noite. Tenho 16 anos. Eu sempre tive uma boa vida esportiva. Pratiquei natação desde de pequeno, porém ao entrar pra uma escola integral tive q deixar o esporte e já faz um ano q n prático atividades esportivas, minha alimentação durante o período de falta de atividades esportivas foi saindo do padrão de alimentação saudável. Quando foi perto do ano novo, comecei a sentir um desconforto no meio do peito, toda vez q eu fazia um esforço físico. Como sou músico (vocalista) e cuido bastante da minha voz. Comecei a perceber q n estou conseguindo mais cantar, pq sinto um falta de ar q longo após vem seguida de cansaço. Eu n sei o q é isso.

Cuidados Pela Vida

Oi Alesson, realize uma consulta com o médico especialista para que possa identificar o motivo desses sintomas. Melhoras.

Nuno Miguel

Olá, tenho 20 anos, após jogar futebol das 8 ás 10 da noite, durante a noite por volta das 2 da manhã acordei com uma dor no peito, a minha respiração era normal, apliquei alguma pressão no peito e não doia, conforme o coração batia a dor era maior, do género, aumenta a dor, baixa a dor, aumenta, baixa sempre assim, foi a um centro de saúde deram-se uma pastilha e uma injeção e passou e aconselharam-me a não fazer esforços ou levantar peso. Foi a 1ª vez que isto aconteceu, o que poderá ser ? Obrigado.

Cuidados Pela Vida

Oi Nuno, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios de alta intensidade. Marque uma consulta com o médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.