AchèAchè
search
Título

Interromper o tratamento da infecção causada pela H. pylori oferece riscos? Quais?

H.Pylori
Sintomas

Por Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

19 de outubro de 2023

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% da população dos países industrializados está infectada pela bactéria H. pylori, mas os números são ainda maiores em países em desenvolvimento, atingindo 90% da população. A doença afeta o estômago e o intestino, podendo causar sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos, perda de apetite e até complicações mais graves como úlceras gástricas e duodenais e câncer de estômago. Será que interromper o tratamento dessa infecção bacteriana oferece riscos? Entenda!

Interromper o tratamento pode comprometer as chances de cura

“Abandonar o tratamento no meio, além de aumentar o risco de que a bactéria continue, pode piorar a resistência bacteriana aos antibióticos, fazendo com que tratamentos posteriores tenham que utilizar antibióticos mais potentes, com mais efeitos colaterais e cada vez menor chance de cura”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.
Além disso, o médico esclarece que a persistência da bactéria no estômago é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de estômago. De acordo com pesquisas científicas recentes, a inflamação desencadeada pela bactéria leva a alterações progressivas na mucosa do estômago que podem culminar no aparecimento do câncer. Esses estudos demonstraram que a erradicação da H. pylori reduz as chances de câncer gástrico para menos da metade mesmo nos portadores da bactéria que têm casos desse tipo de câncer na família.

Como é feito o tratamento para H. pylori?

O tratamento é feito com medicamentos antibióticos e dura, em média, 14 dias. Algumas medidas de higiene também devem ser associadas, uma vez que a infecção ocorre por meio do contato com água, solo e alimentos contaminados. É recomendado lavar bem as mãos e alimentos, como verduras, frutas e legumes, não compartilhar itens pessoais e evitar o contato com áreas que podem estar contaminadas.
É indicado também que, durante o tratamento para H. pylori, o paciente adote alguns cuidados com a alimentação. Medidas simples podem amenizar os sintomas causados pela infecção, como evitar café, refrigerante, molhos, condimentos e alimentos industrializados, manter o corpo bem hidratado e ter uma dieta leve e equilibrada, priorizando frutas, legumes e verduras.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): https://www.who.int/bulletin/archives/79(5)455.pdf

Newsletter
Tags
úlcera
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a úlcera dói principalmente quando o estômago está vazio?

A úlcera gástrica, que atinge estômago, consiste em feridas relevantes nesses órgãos, comprometendo sua integridade e provocando dores importantes. Este sintoma característico do quadro pode ser intensificado por alguns fatores externos, como por meio da ingestão de determinados alimentos e pelo fato do estômago estar vazio. Úlcera estomacal e alimentação “Umas das explicações para a associação entre […]

Artigos
Úlcera no estômago: quais são as causas e como é o tratamento?

A úlcera estomacal, também conhecida como úlcera gástrica, é uma ferida que surge na parede do estômago e que pode provocar dor abdominal, sensação de queimação, enjoos, vômitos e até sangramentos visíveis nas fezes. Em muitos casos, esses sintomas costumam piorar minutos ou horas depois de fazer uma refeição. Bactéria H. pylori é uma das […]

Artigos
A bactéria H. pylori pode ser transmitida por meio de comidas contaminadas?

A transmissão da bactéria H. pylori se dá por meio da saliva, água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Geralmente, isso ocorre em locais onde o saneamento básico é deficiente e os cuidados com higiene pessoal e dos alimentos são insuficientes. “A contaminação do H. pylori ainda não é totalmente conhecida, mas sabe-se […]

Converse com um dos nossos atendentes