A infecção provocada pela bactéria H. pylori provoca uma série de sintomas, sendo a dor abdominal o mais importante. Este quadro específico é marcado, muitas vezes, pela formação de úlceras (feridas) no estômago, complicação esta que exige atenção e cuidados. Com o tratamento adequado, é possível amenizar os sintomas sem muitos problemas.
Cuidados com alimentação ajudam a amenizar sintomas
“Amenizar os sintomas causados pela infecção do H. pylori é possível e com medidas simples. Uma alimentação de boa qualidade, com consumo preferencial de vegetais, carne branca e evitando excesso de molhos, condimentos e industrializados, já é uma boa maneira de controlar o desconforto trazido pelo quadro”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.
Ainda segundo a especialista, alimentos probióticos, como iogurte natural, kefir e kombucha, também podem ser aliados no controle dos sintomas provocados pelo H. pylori. A hidratação é outra recomendação importante no tratamento, pois é comum o paciente sofrer com perda de líquido, seja via diarreia ou vômitos.
Tratamento medicamentoso contra infecção do H. pylori
Além disso, é essencial apostar no tratamento medicamentoso, seja para combater a bactéria (antibióticos) ou também para controlar os incômodos já mencionados (dor abdominal, febre, diarreia, etc.). Vale ressaltar ainda a relevância de se respeitar rigorosamente o tempo de uso dos medicamentos definido pelo médico, no sentido de não comprometer os efeitos desejados.
“Porém, um médico sempre deve ser consultado para avaliar a necessidade ou não de uso de antibióticos para o tratamento dessa bactéria”, ressalta a gastroenterologista. Dependendo da intensidade do quadro, este tipo de remédio pode não ser necessário. Existe até mesmo a possibilidade do problema se resolver sem a interferência de fármacos, nas situações mais brandas.
Foto: Shutterstock