AchèAchè
    search
    Título

    H. pylori: Os sinais e sintomas da infecção podem ser confundidos com outro problema de saúde?

    Dores no corpo

    Por

    A infecção pela bactéria H. pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras. Sendo assim, não é incomum que os pacientes confundam esta infecção com outros problemas estomacais/intestinais que apresentam sintomas semelhantes.

    Diagnóstico correto é crucial para evitar confusão


    “A infecção pelo
    H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

    Para evitar complicações decorrentes de uma eventual confusão dos sintomas, quando de fato o quadro em questão é a infecção pela H.pylori – mas acredita-se ser outro problema – é crucial buscar o diagnóstico correto assim que aparecerem os primeiros sintomas. O diagnóstico mais indicado é o exame de fezes, também chamado de teste de antígeno fecal. 

    Tratamento e prevenção contra os sintomas do H. pylori

    O tratamento contra a infecção do H.pylori consiste no uso de antibióticos (já que se trata de uma bactéria) e de outras medicações que ajudam a aliviar os sintoma, como as que reduzem a acidez do estômago. Algumas restrições na alimentação também podem ser úteis para amenizar os sintomas, como cortar café, refrigerantes, álcool e comidas muito gordurosas.

    A prevenção é igualmente importante e deve ser feita com alguns cuidados. Como a infecção se dá por meio do contato com saliva, fezes ou alimentos contaminados, a recomendação é cuidar bastante da higiene pessoal, lavar bem os alimentos na hora do preparo e ter muita atenção com o que se come e bebe, para não acabar ingerindo algo contaminado. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes