AchèAchè
    search
    Título

    É possível eliminar totalmente a H. pylori?

    H.Pylori
    Sintomas

    Por Dr. Alexandre de Sousa Carlos

    16 de dezembro de 2019

    A Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria que está presente no estômago de milhões de pessoas ao redor do mundo. Em boa parte dos casos, ela não causa sintomas, mas em outros, sua reprodução acelerada pode desencadear uma infecção com úlceras, vômitos e fezes com sangue. Para se livrar do problema, é fundamental procurar ajuda de um médico. 

    Como é feito o tratamento contra H. pylori?


    Após
    receber o diagnóstico da infecção causada pela H. pylori, o paciente deverá dar início ao tratamento, cuja meta é erradicar totalmente a bactéria do estômago. “É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. 

    De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H. pylori em até 90% dos casos. Mas, alguns pacientes podem precisar de medidas adicionais. “Nos casos refratários, podemos tentar outros esquemas de erradicação, considerados de segunda linha”, completa o profissional. 

    Eliminar a bactéria do estômago evita recaídas


    Outra parte importante do tratamento são as mudanças na alimentação, feitas para evitar um aumento na acidez do estômago. É recomendado consumir mais carne branca e vegetais e evitar comidas gordurosas e com temperos fortes, além de frutas cítricas, como a laranja, bebidas alcoólicas, refrigerantes e
    bebidas com cafeína

    Fazer o tratamento até o fim gera benefícios ao paciente. “Ao erradicar a bactéria, a exposição e o contato dela com a mucosa gástrica são eliminados e isso diminui a chance de perpetuar uma gastrite ou de ter uma recaída de uma úlcera já apresentada pelo paciente no passado”, destaca o gastroenterologista. 


    Foto: Shutterstock

    Tags
    H. pylori
    tratamento
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes