A hora de dormir é um período muito importante do dia. É o momento que o corpo tem para relaxar e recarregar as energias depois de longas horas de trabalho ou estudo. Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns fatores que podem ajudar e atrapalhar o organismo a aproveitar as horas de sono da maneira correta. Um dos aspectos que mais influenciam é a posição escolhida para dormir.
Deitar de lado é a melhor posição para dormir
Segundo o especialista em Dr. Franco Chies Martins, especialista em Medicina do Sono, uma das posições mais confortáveis para dormir é de lado, que mantêm a coluna alinhada. “O mais importante é o alinhamento da coluna lombar, torácica e cervical, por meio do travesseiro e do apoio entre os joelhos. Travesseiros muito altos ou muito baixos forçam a região cervical, causando torcicolos e dores”, afirma o médico.
Deitar de barriga para cima não é prejudicial, mas essa posição deve ser uma opção somente para quem não ronca. “Ficar em supino, ou seja, de barriga para cima, contribui para a queda da língua na região da garganta, facilitando roncos e pausas respiratórias. Existem pessoas que roncam somente nessa posição”, alerta o profissional. O ronco pode interromper o ciclo do sono e prejudicar o descanso.
Dormir de bruços pode causar dor nas costas e no pescoço
Apesar de muitas pessoas dormirem de bruços, essa posição é contraindicada pelos especialistas. “Dormir de barriga para baixo reduz a chance de ronco, porém é inimiga da coluna. Ao dormirmos com a barriga para baixo, rodamos a coluna cervical, prejudicando a boa postura e abrindo porta para dores e má postura“, avisa Martins. Ter um colchão confortável também é essencial, já que o desgaste das molas ou da espuma deforma sua estrutura e deixa a coluna torta ao se deitar.
A melhor maneira de evitar os problemas causados pela posição escolhida na hora de dormir é mudar a posição. Em um primeiro momento, pode ser difícil se adaptar depois de anos acostumado com seu jeito próprio de dormir. No entanto, é preciso ser insistente. Já se você troca de posição enquanto dorme, o que é normal e comum, não há muito o que fazer.
Foto: Shutterstock