AchèAchè
    search
    Título

    Infecções respiratórias podem ser mais graves para quem tem asma?

    Uncategorized

    Por

    As infecções respiratórias estão entre os problemas que mais frequentemente afetam a saúde humana. É o caso da gripe, do resfriado e da pneumonia, por exemplo. No entanto, pacientes asmáticos precisam ter mais atenção e reforçar os cuidados com a prevenção dessas condições, já que elas podem dificultar o controle da asma

    Infecções respiratórias facilitam crises de asma


    “As infecções respiratórias mais comuns nos pacientes com asma são as mesmas da população em geral: infecções virais, como
    gripe e resfriado“, afirma o pneumologista Paulo Faleiros. “Essas infecções respiratórias podem causar uma inflamação maior nas vias aéreas inferiores, desencadeando crises de asma, que, como sabemos, podem ser leves ou até mesmo fatais”, completa o médico. 

    Ou seja, desenvolver alguma infecção respiratória prejudica o tratamento da asma, além de expor o paciente aos sintomas da doença descontrolada: durante as crises, os pacientes apresentam tosse e dificuldade para respirar, além de dores e chiado no peito.

    Saiba como se prevenir da gripe e do resfriado


    De acordo com o especialista, a melhor atitude que um paciente pode adotar é procurar se prevenir dessas infecções, que não têm tratamento direto, apenas dos sintomas. “Para evitá-las, sempre devemos  lembrar de lavar as mãos ou passar álcool em gel de maneira correta, não ficar colocando as mãos na boca, nariz ou olhos”, recomenda Dr. Faleiros. 

    É fundamental também manter uma rotina saudável, se alimentando bem e praticando exercícios físicos regularmente. Além disso, é importante sempre espirrar ou tossir em um lenço ou no antebraço para não propagar o vírus da gripe ou do resfriado pelo ar, evitando que outras pessoas sejam contaminadas. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes