AchèAchè
search
Título

Hipertensão: o que explica alguns casos não terem sintomas e outros sim?

Hipertensão
Sintomas

Por Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

19 de outubro de 2023

Uma das particularidades da hipertensão é o fato de a doença ser silenciosa, ou seja, a maioria dos casos não tem qualquer sinal ou sintoma. Mas, existe uma parcela dos indivíduos com pressão alta que manifesta sintomas. Quais seriam, então, os motivos que levam uma pessoa a ter sintomas e outras não? 
Para a cardiologista Ana Catarina Periotto, não há uma regra específica para o aparecimento dos sintomas: “Eles não têm relação com a gravidade da hipertensão. Ela é uma doença silenciosa e pode não manifestar sintoma algum na maioria das pessoas. Algumas têm maior sensibilidade e percepção do que outras”.

Ausência de sintomas dificulta por busca por diagnóstico e tratamento


A falta de sintomas pode fazer com que parte dos pacientes encare a hipertensão como algo sem tanta importância, o que é errado, já que a pressão alta é uma das maiores causas de morte no planeta: segundo o relatório Global Burden of Disease, publicado pela revista Lancet, foram mais de 10 milhões de mortes em 2019. 

A profissional explica que, normalmente, a procura por um tratamento médico acontece apenas durante um estágio avançado da doença. “Há pessoas que só descobrem a hipertensão quando já tiveram alguma complicação relacionada, como AVC ou insuficiência renal. Por isso, devem-se realizar medidas ocasionais da pressão arterial após os 35 anos”, alerta a especialista. 

Tontura e dor no peito podem ser sintomas da hipertensão


Para os casos em que existem sintomas, a cardiologista alerta sobre a possibilidade do paciente não distinguir exatamente os tipos de sintomas da hipertensão e de outras enfermidades, o que também pode dificultar a busca por auxílio médico. 

“Muitos podem apresentar dor de cabeça, tontura, fadiga ou dor no peito, mas os sintomas são pouco específicos, ou seja, não são exclusivos da hipertensão, podendo ser confundidos com enxaqueca, bronquite, má digestão”, informa a cardiologista. Outros sintomas que podem ser causados pela pressão alta são falta de ar e zumbido no ouvido.

Principais medidas de prevenção


Para evitar o risco de desenvolver a hipertensão, o Ministério da Saúde recomenda algumas mudanças no estilo de vida, como:

Mantenha um peso adequado. Caso precise, altere seus hábitos alimentares, como evitar refeições gordurosas;
evite o sal, utilizando outros temperos para ressaltar o sabor dos alimentos;
– pratique atividade física regularmente;
– aproveite seus momentos de lazer sozinho, com a família ou amigos de forma moderada;
– evite fumar;
– modere o consumo de álcool;
– controle o diabetes.

Dados da revista Lancet: https://www.thelancet.com/journals/lancet/issue/vol396no10258/PIIS0140-6736(20)X0042-0 
Dados do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/h/hipertensao-pressao-alta
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
hipertensão
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?

Pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Se algo der errado, órgãos-alvos, como coração, cérebro e pulmões, podem ser afetados e precipitar infartos e […]

Artigos
A pressão arterial medida pode mostrar valores diferentes em cada braço?

Você sabia que a pressão arterial não é necessariamente igual nos dois braços? Os valores podem se mostrar discrepantes em uma mesma aferição. Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.   […]

Artigos
A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?

A ansiedade é uma sensação que todos os seres humanos sentem ao longo da vida. É uma reação que ajuda o corpo a se preparar para novas situações, mobiliza e impulsiona para uma determinada tarefa. Entretanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de […]

Converse com um dos nossos atendentes