search
    Título

    Quais alimentos podem ajudar a controlar a pressão arterial?

    Uncategorized

    Por

    A alimentação influencia diretamente a pressão arterial, pois os nutrientes presentes em tudo o que é ingerido podem beneficiar ou prejudicar a saúde cardiovascular. “Em geral, uma dieta baseada em frutas, verduras e grãos favorece o controle da pressão arterial”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

     

    Benefícios dos alimentos para a saúde cardiovascular

     

    As frutas, vegetais, legumes e grãos são ricos em cálcio, potássio, magnésio, fibras e outros compostos que favorecem o controle da pressão arterial. Além disso, frutas, vegetais e grãos possuem compostos antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde cardiovascular. “Azeite como fonte de gordura monoinsaturada (e compostos ativos da oliva) também favorece o controle da pressão arterial, principalmente quando consumido cru”, afirma Carla.
    Considerando os hábitos alimentares saudáveis, o estilo alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão, em tradução livre) é apontado pela especialista como o que mais demonstra resultados positivos no combate à hipertensão quando bem orientado. “A dieta DASH é rica em minerais como cálcio, potássio e magnésio, além de fibras e ácidos graxos poli e monoinsaturados, que contribuem para melhora das condições vasculares”.

     

    Alimentos perigosos para a saúde cardíaca

     

    Por outro lado, deve-se evitar os alimentos que provocam o resultado inverso, ou seja, que fazem mal para a saúde do coração. Alimentos ricos em sódio, basicamente, são os mais perigosos. Portanto, industrializados, processados e ultraprocessados devem ser cortados da dieta que visa controlar a pressão arterial.
    “Queijos salgados, como o parmesão, molho shoyo e refrigerantes são exemplos campeões de alimentos que concentram muito sódio. Alimentos industrializados e processados, de maneira geral, além dos embutidos e defumados, como presuntos, blanquet, linguiças e salsichas, também apresentam alta concentração de sódio”, conclui a nutricionista.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes