search
    Título

    Herpes no corpo: a doença pode aparecer fora dos lábios e genitais?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dr. Leonardo Weissmann

    24 de outubro de 2016

    O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca coceira e o surgimento de bolhas e feridas. As áreas mais afetadas são a boca, cujo responsável é o vírus herpes simples tipo 1, e a região genital, atacada pelo tipo 2. Mas, e as outras partes do corpo? Elas também podem mostrar sinais de uma infecção?

    Herpes no corpo


    Segundo o infectologista Leonardo Weissmann, o herpes pode se manifestar em outras partes do corpo humano. “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo.” Na primeira infecção, os sintomas são mais fortes e os pacientes podem apresentar quadro febril.

    Depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Para evitá-las, é importante seguir o tratamento e conhecer as orientações de prevenção. Há também o herpes zóster, que não é causado pelo herpes simples, mas sim por outro vírus, o varicela-zóster, que causa a catapora. A doença se manifesta em etapas, com dor ou ardência que antecede as feridas, além de problemas gastrointestinais. Depois, surgem as feridas com bolhas, que muitas vezes se concentram no tronco e no rosto.

    Como o vírus é transmitido?


    “O contágio ocorre geralmente através do contato direto da pele ou mucosa com a ferida do indivíduo infectado. Pessoas sem lesões também podem transmitir o herpes por relações sexuais, pelo beijo ou pela saliva”, alerta Weissmann. O profissional cita como principais formas de prevenção, usar preservativos masculinos e femininos, não beijar bocas lesionadas e não compartilhar objetos íntimos com outras pessoas.

    Em alguns casos de herpes simples, os sintomas podem desaparecer sozinhos. Já outros requerem medidas de tratamento. Os médicos recomendam o uso de antivirais que atuam para minimizar as feridas e reduzir a duração das infecções. É importante ainda evitar se expor exageradamente ao sol e tratar adequadamente outras doenças virais.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    genitais
    herpes
    lábios
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes