AchèAchè
    search
    Título

    Hemorroidas: Qual é a posição correta para evacuar?

    Cardiovascular
    Sintomas

    Por Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

    6 de maio de 2019

    As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, um problema que não nada incomum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as hemorroidas podem se manifestar por diferentes fatores, como por exemplo a defecação difícil. O esforço para evacuar e a força excessiva utilizada comprometem as veias locais, desencadeando a doença.

    Melhor posição para evacuar

    Por isso, uma das formas de prevenir o aparecimento de hemorroidas é evitar esse esforço na hora de evacuar. Mesmo que nem sempre isso seja possível, algumas dicas podem ajudar. Encontrar a posição correta pode fazer toda a diferença. “A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.
    O especialista explica que nos pacientes com intestino preso pode ser solicitado que se coloque uma elevação nos pés para que o mesmo não toque no chão enquanto se está sentado no vaso sanitário. Isso facilita o relaxamento do assoalho pélvico, simulando a posição de cócoras. “Mas, mais uma vez, isso pode não funcionar para todos os pacientes e é necessário que o paciente se sinta confortável consigo mesmo na hora de evacuar”, reforça o médico.

    Sintomas e tratamento de hemorroidas

    Além do inchaço e inflamação das veias do reto – que por si só já causam desconforto – as hemorroidas também provocam dor. Este é o sintoma mais incômodo e que mais leva os pacientes a buscarem tratamento. O sangramento anal também é bem comum. Menos frequente, mas ainda assim possível, há o prolapso, que é exteriorização do mamilo hemorroidário.
    Quem sofre com intestino preso e costuma ter hemorroidas intensas e com frequência pode se beneficiar bastante do tratamento medicamentoso. Os remédios destinados a amenizar hemorroidas são os mesmos utilizados em casos de varizes normais. Eles atuam melhorando a circulação sanguínea, o que resulta na diminuição do inchaço das veias na região anal.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia: https://sbcp.org.br/arquivo/hemorroidas/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    evacuar
    hemorroidas
    sintomas de hemorroidas
    tratamento
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes