AchèAchè
search
Título

Quais são os diferentes tipos de hemorroidas?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Apesar de muita gente ter vergonha de falar sobre o assunto e também de procurar um médico especializado, as hemorroidas são um problema de saúde e, portanto, precisam ser tratadas. Um passo importante nessa direção é conhecer o tema e entender como surgem e funciona o tratamento.

O proctologista Fábio Lopes afirma que muitos desconhecem o fato de que as hemorroidas são constituídas não apenas de vasos sanguíneos, mas também de tecido conjuntivo e fibras elásticas: “Como o percentual de vasos nesse tecido é abundante e o sangramento ocorre facilmente após o esforço, muitos acreditam que as hemorroidas são constituídas só de vasos sanguíneos dilatados”, explica.

Os tipos de hemorroidas

O médico conta que as hemorroidas podem ser classificadas de acordo com sua localização: a hemorroida interna é aquela localizada no interior do canal anal, enquanto a externa se forma na borda do ânus e pode ser vistas com facilidade. De acordo com a gravidade, elas são divididas em graus, que se estendem do 1 até o 4.

No grau 1, as hemorroidas podem ser vistas apenas por meio de um exame. Já no grau 2, elas saem do canal anal e retornam espontaneamente durante a evacuação. A partir do grau 3, elas não retornam naturalmente. “As hemorroidas de grau 3 necessitam de manobras digitais, como uma massagem na região do ânus, para que retornem para dentro do canal anal”, afirma Lopes. E no grau 4, elas permanecem fora do canal e não retornam.

Por que surgem?

O proctologista cita fatores ambientais e hábitos higienodietéticos como elementos que ajudam a formar as hemorroidas: “Constipação intestinal, fezes ressecadas, esforço evacuatório e permanência prolongada no vaso sanitário são os principais aspectos envolvidos no seu desenvolvimento.” Ele explica que é comum o problema surgir numa mesma família, já que fatores hereditários, com o tipo de colágeno, também estão envolvidos no aparecimento das hemorroidas.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É possível pegar sol e ainda assim ter uma pele jovem?

O sol é um dos principais agentes causadores do envelhecimento da pele e por isso a exposição ao mesmo não deve ser feita de forma exagerada. Se o contato for moderado, os efeitos à cútis não serão maléficos. Na verdade, a incidência dos raios solares na pele é essencial para o bom funcionamento do corpo. […]

Artigos
Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?

Está com dores nas articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur ou da coluna? Preste atenção, pois estas são as regiões mais atingidas pela artrose. Também chamada de osteoartrite, é a doença reumática mais comum, com 80% a 90% das pessoas apresentando sinais a partir dos 40 anos. Regiões mais sensíveis à artrose Na coluna, […]

Artigos
Aposentada consegue controlar hipertensão seguindo tratamento

Diversos fatores podem explicar a manifestação de um quadro de hipertensão. Maus hábitos de vida possuem grande influência nesse sentido, tais como tabagismo, alimentação com excesso de gordura e sal, estresse, obesidade e sedentarismo. Porém, uma pessoa que leva uma vida saudável também pode sofrer com o problema. Isso se deve à genética.   Pessoas […]

Converse com um dos nossos atendentes