AchèAchè
    search
    Título

    Hemorroidas: Quais alimentos ricos em fibras podem auxiliar no tratamento?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dr. Umberto Morelli

    10 de janeiro de 2020

    As hemorroidas surgem quando as veias localizadas ao redor do ânus ou do reto ficam dilatadas, inchadas e doloridas. Elas podem ser externas ou internas e podem provocar ardência e sangramento. Segundo o Ministério da Saúde, uma das causas para o problema é uma alimentação pobre em fibras. Será que, então, os alimentos ricos nesse nutriente podem auxiliar o tratamento? Descubra!

    Fibras favorecem a saúde do intestino 


    As fibras são compostos encontrados em frutas, grãos, verduras e legumes. “
    Elas auxiliam na saúde intestinal, melhorando a formação do bolo fecal e melhorando sua qualidade, permitindo uma evacuação sem traumatismos. As frutas mais indicadas são mamão, uva, abacaxi, melão, melancia, kiwi, caqui, laranja e mexerica com bagaço. Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli. 

    O médico esclarece ainda que alguns alimentos podem piorar o quadro e devem ser evitados pelos pacientes. “Tudo aquilo que irrita o intestino acaba irritando o canal anal e, como consequência, também as hemorroidas. Comida apimentada ou condimentada pode irritar não só o estômago, mas também o canal anal e o plexo hemorroidário. Quem sofre de doença hemorroidária deveria evitar estes tipos de alimentos”, alerta Dr. Morelli.

    Como é feito o tratamento para hemorroidas?


    A condição se caracteriza pelo mau funcionamento no processo de drenagem do sangue: há um aumento da pressão e do fluxo sanguíneo e as veias perdem sua capacidade de fixação no canal, formando as hemorroidas. Entre as principais causas da condição estão o esforço repetido para evacuar,
    intestino preso e fezes endurecidas. 

    Portanto, em primeiro lugar, o tratamento visa eliminar as causas potenciais de dor, de inflamação e das crises hemorroidárias, como a constipação ou prisão de ventre, o abuso de álcool e o excessivo esforço evacuatório. O combate à doença inclui também os tratamentos medicamentosos, como o uso de pomadas, supositórios e comprimidos, nos casos de menor gravidade, e intervenções cirúrgicas, nos casos avançados.


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas

    Foto: Shutterstock

    Tags
    alimentos ricos em fibras
    hemorroidas
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes