Por ser rico em cálcio, nutriente responsável por compor e fortalecer os ossos, o leite é uma importante ferramenta no combate à osteoporose. No entanto, nas prateleiras do mercado, é possível encontrar algumas opções de leite, como o integral, o semidesnatado e o desnatado. Será que a quantidade de cálcio varia de um tipo para o outro?
Níveis de cálcio não mudam do leite integral para o desnatado
“Não existe nenhuma variação na quantidade de cálcio desses três tipos de leite“, afirma a nutricionista Leticia Callado. Portanto, quem precisa ou deseja beber leite com o objetivo de aumentar a quantidade de cálcio no corpo pode optar tanto pelo integral quanto pelo desnatado ou semidesnatado. No entanto, existe uma diferença significativa entre esses tipos.
“A diferença é a quantidade de gordura contida neles. O leite integral tem maior quantidade de gordura quando comparado ao semidesnatado e ao desnatado, em torno de 3,5 gramas a 4,2 gramas por porção”, explica a profissional. O leite semidesnatado contém uma quantidade de gordura reduzida, de aproximadamente 1,2g. Já o desnatado é isento de gordura ou pode ser encontrado com valores próximos a 0,5g.
Leite desnatado é a melhor opção para adultos com colesterol alto
A variação na quantidade de gordura deve ser analisada com atenção, já que esses três tipos de leite podem ser aproveitados de uma maneira melhor dependendo da fase da vida. “As crianças são beneficiadas com o leite integral, pois devido ao seu desenvolvimento, necessitam de níveis adequados de gordura. Já para adultos com colesterol total elevado, o semidesnatado ou desnatado seriam melhores”, aconselha Leticia.
Caso o objetivo seja reforçar a quantidade de cálcio no corpo, existem outras opções de alimentos. A sardinha, o tofu e o brócolis, por exemplo, são fontes importantes do nutriente. No entanto, é preciso destacar que o cálcio de origem animal é a melhor escolha para prevenir osteoporose por estar acompanhado de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos.
Foto: Shutterstock