A osteoporose é uma doença que surge, em parte, como consequência do envelhecimento do corpo. É caracterizada pela diminuição da quantidade material que é produzido para compor os ossos, tornando eles mais finos e frágeis. O combate à doença é feito com o tratamento com remédios, mas existem outras medidas que também podem te ajudar no processo.
Musculação evita fraturas ósseas em pacientes com osteoporose
A prática de atividades físicas regularmente é outra medida que deve estar presente no seu tratamento da osteoporose. “Todos os exercícios vão ajudar no estímulo de formação da massa óssea. O movimento vai fazer com que a massa aumente. Uma simples caminhada já vai ajudar, enquanto o sedentarismo em excesso faz com que a massa óssea diminua”, explica o ortopedista Rodrigo Serikawa de Medeiros.
De acordo com Rodrigo, a musculação é um dos exercícios mais recomendados para tratar a osteoporose. Esta prática estimula as células que produzem o material que compõe os ossos e inibe as células que destroem. Além disso, a musculação ajuda a proteger o osso contra impactos e dá mais agilidade e equilíbrio, ajudando na prevenção de fraturas. Por outro lado, exercícios de alto impacto e feitos sem alongamento prévio devem ser evitados.
Foto: Shutterstock