O H. pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e, em alguns casos, provoca uma infecção que ataca a parede do órgão, produzindo úlceras e provocando sangramentos e vômitos com sangue. Alguns fatores de risco, de acordo com estudos sobre o tema, facilitam a infecção e seus sintomas. Será que a baixa imunidade é um deles? Confira!
Problemas na imunidade favorecem infecção do H. pylori?
De acordo com a gastroenterologista Amanda Medeiros, a imunidade não parece estar relacionada a um maior risco de infecções causadas pelo H. pylori: “Mesmo com imunidade normal, apenas uma minoria das pessoas consegue eliminar essa bactéria espontaneamente. O sistema imunológico é incapaz de eliminar este micro-organismo”.
Na maior parte dos casos, a bactéria permanece no estômago por toda a vida, mesmo depois de os sintomas da infecção aliviarem. Para eliminá-la, é preciso fazer tratamento com antibióticos. O paciente deve ser acompanhado durante todo o processo e, depois do tratamento, deve ser realizada a confirmação da erradicação do H. pylori.
Quais são os fatores de risco da infecção?
Segundo a médica, a infecção do H. pylori é mais frequente entre pessoas negras. “Não se conhece a razão exata deste fenômeno. Acredita-se que seja determinado pela contribuição de fatores socioeconômicos, ambientais e práticas culturais, além de uma possível predisposição genética”, afirma a profissional.
Pertencer a uma família de baixa renda e ter baixo grau de escolaridade também são considerados fatores de risco, como informa Dra. Amanda: “Quanto maior o grau de escolaridade, menor é a taxa de infecção pela bactéria”. Vale destacar ainda que casos de infecções observados em famílias, causados por cepas geneticamente idênticas, confirmam o alto risco de infecção em pessoas que vivem em uma mesma residência.
Foto: Shutterstock