O infarto do miocárdio é uma das principais complicações da hipertensão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, mais de 100 mil pessoas foram internadas por causa do problema no Brasil. Quem é atendido com rapidez e consegue sobreviver deve adotar medidas para prevenir outra ocorrência, como mudanças na alimentação, especialmente durante a época de festas de fim de ano.
Carne do peru de Natal é a mais indicada para as festas de fim de ano
Nas ceias de Natal e de Réveillon, receitas de aves e de rabanadas são presenças quase obrigatórias na mesa dos brasileiros, mas algumas são ricas em gordura e sódio. Entretanto, não é preciso deixá-las de lado, mas sim, comê-las com cautela. “Digamos que os alimentos fritos, com molhos gordurosos e com excesso de sal, como farofas e temperos de aves, devem ser consumidos com moderação”, afirma a cardiologista Caroline Nagano.
Entre as aves tradicionais que costumam fazer parte das festas de fim de ano, a carne do peru é a mais indicada para manter uma alimentação adequada e leve para o período depois do infarto. O peru tem baixo percentual de gordura e é menos calórico que outras carnes, como a de pernil e de lombo. A especialista recomenda ainda o consumo da carne de peixe.
Paciente deve evitar grandes quantidades de carboidratos nas ceias
Outro conselho da profissional para as festividades é não petiscar: “Evitar as entradas, pães e amendoins e iniciar com o prato de salada e legumes, evitando maionese. Colocar pequenas porções de carboidratos e escolher apenas um único tipo em vez de vários. Se não for possível evitar a sobremesa, escolher uma, pegar em pequena quantidade e não repetir”. Cada rabanada, por exemplo, pode fornecer 155 calorias, além de ter alto teor de carboidratos.
É importante destacar que as bebidas alcoólicas não devem fazer parte da ceia e das comemorações do paciente que sofreu um infarto. O álcool, seja vinho, cerveja ou champanhe, pode piorar a pressão arterial e deixar os batimentos cardíacos irregulares, atrapalhando a recuperação. Dra. Caroline recomenda ainda evitar esforço físico depois de uma refeição grande e repousar, caso se sinta cansado.
Foto: Shutterstock