search
Título

Febre amarela: quais são os primeiros sintomas? Saiba mais sobre essa doença!

Dengue e Febre amarela
Sintomas

19 de outubro de 2023

A febre amarela é um quadro infeccioso viral que se estabelece no organismo por meio da picada de mosquitos. Nas zonas urbanas, o inseto que transmite a doença é o mesmo da dengue, o Aedes aegypti. Em geral, a febre amarela não apresenta sintomas, mas em alguns casos estes podem aparecer, causando desconforto e mal estar aos pacientes.  

Sintomas da febre amarela


“Normalmente, a febre amarela se apresenta com ausência de sintomas ou com poucos sintomas. As primeiras manifestações da doença ocorrem repentinamente com: febre alta, calafrio, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, por cerca de três dias”, informa o infectologista Bruno Scarpellini.

Ainda segundo o especialista, a forma mais grave da doença é mais rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar, quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. “Mesmo assim, a maioria dos infectados se recupera bem e adquire proteção permanente contra a doença”.

Prevenção e fatores de risco da febre amarela


Não existe um tratamento específico para a febre amarela. É possível apenas controlar os sintomas e as complicações por meio de algumas medidas, como reidratação, uso de anti-inflamatórios, repouso, reposição sanguínea, entre outros. Quem ainda não manifestou a doença deve buscar
se proteger com a vacinação, que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a forma mais importante de prevenção.   
As maiores chances de se contrair febre amarela estão com aqueles que não tiveram contato com a doença e nunca se vacinaram contra ela. Pessoas mais velhas, acima dos 60 anos de idade, também estão mais sujeitas a desenvolverem o quadro. Com estes precedentes, viajar para locais onde o vírus está ativo se torna um risco.
Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
A picada do Aedes aegypti gera alguma reação incomum na pele ou parece uma picada comum de mosquito?

Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor. Mais do que isso, o mosquito não dá nem sinal de que está por perto, já […]

Artigos
Da picada do mosquito aos sintomas: quanto tempo demora?

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma grande variedade de sintomas. Febre alta, acima dos 39 graus Celsius e de início súbito, dores no corpo, dores articulares, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza intensa são os mais comuns. No entanto, estes sintomas demoram alguns dias […]

Converse com um dos nossos atendentes