AchèAchè
search
Título

Por que os mosquitos se multiplicam no verão?

Cuidados e Bem-estar
Prevenção

Por Dr. Bruno Scarpellini

19 de outubro de 2023

O verão possui algumas características que fazem com que mosquitos e insetos em geral apareçam e se proliferem mais do que o normal durante a estação. Destaque para o calor e umidade, que contribuem bastante nesse sentido. O grande volume de chuva nessa época do ano também ajuda nesse sentido. Com isso, aumenta-se o risco de doenças infecciosas, como a dengue.
O calor e a umidade diminuem drasticamente o ciclo reprodutivo dos insetos, ou seja, o processo que vai desde que os ovos são postos até o mosquito atingir a fase adulta acontece muito mais rápido no verão. Por isso se diz que sua proliferação aumenta nesta estação. “O calor faz o ciclo de vida do mosquito se acelerar”, afirma o infectologista Bruno Scarpellini.

Calor e muita chuva aumentam proliferação de mosquitos no verão


Segundo o médico, o inseto se adapta muito bem em temperaturas acima de 30°C, é persistente e gosta de água limpa e parada. “Ele coloca os ovos nas paredes de criadouros, bem próximo à superfície da água. Um ovo pode sobreviver em média por um ano no seco. Assim que encontrar umidade novamente, volta a ficar ativo, eclode e pode se transformar em pupa, larva e, então, chegar à fase adulta em até sete dias”.

Os mosquitos encontram água para colocarem seus ovos graças à grande quantidade de chuva no verão. A campanha de prevenção contra doenças causadas por mosquitos, como a dengue, ganha força nessa época justamente por conta desse aumento do número de ovos colocados na água parada que se deve muito às chuvas e à falta de cuidado das pessoas para evitar o problema. “Cabe ressaltar que o Aedes aegypti pode transmitir, além da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”.

Prevenção de mosquitos e doenças no verão


Para prevenir a proliferação de mosquitos
, insetos em geral e doenças no verão, o especialista recomenda uma série de cuidados. “Deve-se deixar vasilhames que coletem água (garrafas, vasos, latas, tampas de garrafa pet, vaso sanitário) sempre virados para baixo; esfregar bem as bordas de recipientes com escova de palha ou de aço; colocar água sanitária nos ralos de varanda e cloro em vaso sanitário. Plantas como bromélia e casquinhas de caramujo merecem atenção”.
Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dengue
mosquito
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dengue: sintomas iniciais + melhores opções de tratamento para crianças

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se tornou uma preocupação global em regiões tropicais e subtropicais, como o Brasil. Esta infecção não faz distinção de idade e, além dos adultos, também pode afetar crianças de maneira particularmente significativa. Além do desconforto que causa, os sintomas de dengue podem evoluir para […]

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Converse com um dos nossos atendentes