AchèAchè
    search
    Título

    Estou sentindo dores no joelho, como posso saber se é osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Dores no joelho podem ser um indício de osteoartrite, já que a doença acomete a cartilagem de qualquer articulação do corpo. Além disso, a osteoartrite de joelho é uma das mais comuns, então sentir incômodo na região faz com que logo se levante suspeita em relação à doença. Contudo, para que o diagnóstico seja confirmado, é preciso que haja outros sintomas envolvidos.   

    “Para saber se as dores no joelho representam ou não um quadro de osteoartrite, o paciente deve procurar um médico especialista capaz de realizar o diagnóstico por meio dos exames clínico e radiológicos”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. Dessa forma, é possível analisar outros sintomas e descobrir se há comprometimento da cartilagem no local.

    Outros sintomas da osteoartrite além das dores no joelho  

    A dor sozinha não é o suficiente para definir o diagnóstico, pois pode estar associada a outras causas. É necessária uma investigação mais minuciosa e precisa para saber se a dor de fato se relaciona com a osteoartrite. O exame clínico feito pelo especialista e os exames de imagem são cruciais para essa investigação.

    Além da dor no joelho, o especialista cita outros sintomas que ajudam a definir o diagnóstico da osteoartrite. “Crepitação, atrofia de músculos próximos ao local e aumento de volume do joelho são outros sintomas que apontam para um quadro de osteoartrite”. Com o tratamento adequado, esses sintomas podem ser controlados, assim como o quadro no geral. 

    Tratamento da osteoartrite


    O tratamento da osteoartrite, seja a que afeta o joelho ou outras regiões do corpo, tem como base o uso de medicações. Normalmente são indicadas aquelas capazes de conter o avanço do processo degenerativo da cartilagem e também as que atuam de forma sintomática, aliviando as dores e demais sintomas. Hábitos saudáveis, como a
    prática regular de atividade física, também são importantes.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes