Problemas articulares e ósseos são muito comuns e exigem tratamento com utilização de medicamentos específicos para amenizar os sintomas. Dor local e dificuldade de executar movimentos são sinais bem marcantes nesses quadros que dificultam bastante a vida, atrapalhando ou até mesmo impedindo a realização de diversas atividades.
Dificuldades trazidas pelo desgaste do joelho
Este é o caso de Vilma E. S, de 48 anos, que mora em Tucumã, PA, e trata um desgaste ósseo no joelho que vinha sendo um grande incômodo em sua vida. “Antes de iniciar o tratamento sentia muita dor no joelho e ele ficava muito inchado. Depois que comecei a tomar o remédio esses sintomas diminuíram, melhoraram bastante”, afirma.
De acordo com Vilma, os sintomas desse desgaste no joelho dificultavam a realização de movimentos simples, como abaixar, andar e levantar objetos pesados, o que prejudicava atividades como cuidar da casa, ir à rua e trabalhar. “Na realidade eu ainda sinto essas dificuldades, mas antes de iniciar a medicação, era bem pior”, diz.
Boa relação com médico e expectativa para cirurgia no futuro
Logo que começou a utilizar a medicação, Vilma sentia um pouco de sonolência, o que a incomodava. Depois de conversar com o seu médico, ele passou a medicação para a noite, ao invés da manhã, que era quando ela costumava tomá-la, e a sonolência durante o dia acabou. “Gosto muito do meu médico e temos uma relação ótima. Ele me acompanha desde o início, me orienta e explica tudo de maneira clara, então me sinto segura com ele”, avalia Vilma.
Ela conta que o tratamento é acompanhado por um médico de Anápolis, GO, então ela precisa viajar até lá para as consultas, realizadas de seis em seis meses. A paciente diz ainda que vai fazer uma cirurgia no joelho futuramente. “O uso do remédio tem sido muito importante para controlar o problema enquanto eu ainda não fiz a cirurgia”, explica Vilma. A opção cirúrgica pode trazer consequências graves e, por isso, é um recurso recomendado apenas em casos graves de desgaste ósseo.
Importância dos exercícios físicos para tratar e prevenir o desgaste do joelho
O desgaste do joelho ocorre muito em função do sobrepeso e do sedentarismo e, por isso, a prática de atividades físicas é muito importante para tratar e prevenir esse problema. “A prática de exercícios físicos é recomendada para pacientes com dores nas articulações, mais especificamente o alongamento e os exercícios de fortalecimento, como a musculação”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.
Foto: Shutterstock