AchèAchè
search
Título

Artrose no joelho: entenda por que a cirurgia é uma opção muito arriscada

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A artrose é uma doença crônica que atinge a cartilagem e as desgasta, deixando desprotegidas as articulações, estruturas essenciais para a movimentação do corpo. O problema pode surgir como consequência do envelhecimento natural do organismo, mas também por causa de traumas, da gota, da obesidade, do diabetes e do uso excessivo da articulação. Dores, inchaço, rigidez e rangidos são alguns dos sintomas.

Cirurgia para tratamento de artrose pode causar infecções e coágulos

 

Uma das formas de tratamento da artrose no joelho são os procedimentos cirúrgicos, consideradas arriscadas. “As cirurgias para artrose são o último recurso desse tratamento. São mais agressivas e mais indicadas para casos de artroses avançadas”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.
Existem dois tipos de procedimentos. Em um deles, o objetivo da operação é retirar as partes danificadas e colocar uma prótese de plástico ou de metal para substituir as articulações. A outra cirurgia é a de realinhamento dos ossos afetados, chamado de osteotomia, em que o objetivo é reduzir a dor e minimizar o impacto do peso do corpo na área.

Próteses implantadas em cirurgia de artrose podem precisar ser substituídas

 

A cirurgia normalmente é realizada em pacientes idosos que apresentam artrose em estágio mais avançado. Como em toda cirurgia de grande importância, também existem riscos cirúrgicos nesse procedimento, como o de infecções e formação de coágulos nas veias, além de complicações, como desgaste e soltura de componentes da prótese ao longo dos anos.
De acordo com o médico, a melhor opção é iniciar o tratamento rapidamente para impedir que o caso se torne grave. “Podemos realizar infiltrações com ácido hialurônico e começar o tratamento com medicações protetoras de cartilagem, como glicosamina e condroitina.” O especialista cita ainda o uso de colágeno, além de manter o peso e evitar sobrecarregar os joelhos como forma de impedir a evolução da doença.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes