AchèAchè
    search
    Título

    Enfisema: O dano causado nos pulmões pode ser revertido?

    Uncategorized

    Por

    O enfisema pulmonar é uma doença que destrói os alvéolos pulmonares, transformando-os em estruturas cheias de ar. Pode parecer contraditório, mas o problema causa falta de ar, além de tosse e chiado no peito. A melhor forma de combater os efeitos do enfisema é fazer o tratamento, mas será que os danos causados nos pulmões podem ser revertidos? 

    Tratamento do enfisema pulmonar melhora capacidade de respirar


    Segundo o pneumologista Paulo Faleiros, a resposta para essa pergunta é que o paciente pode ter uma melhora, mas
    não existe cura. “Os danos não são revertidos totalmente, mas podem ser parcialmente revertidos”. Isso significa que, com as medidas certas e dedicação, a doença pode ser estabilizada e o paciente pode voltar a respirar um pouco melhor. 

    Para o especialista, o combate ao enfisema deve passar por duas abordagens: “Isso se faz por meio do tratamento medicamentoso, as famosas bombinhas, e não medicamentoso, como a reabilitação pulmonar”. O tipo de medicação mais utilizado é o broncodilatador, que é inalado com a bombinha e vai direto para os pulmões. 

    Saiba como é feita a reabilitação pulmonar


    Já a reabilitação pulmonar é uma série de exercícios conduzida por um fisioterapeuta, envolvendo, por exemplo, alongamentos e fortalecimento dos músculos do peito, cujo objetivo é melhorar o condicionamento físico do paciente com problemas respiratórios e reduzir sua falta de ar. 

    No entanto, nada disso terá o efeito desejado se o indivíduo com enfisema pulmonar não parar de fumar. A doença, que junto com a bronquite crônica forma a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), tem o tabagismo como principal causa. Ou seja, para interromper o avanço dos sintomas de enfisema pulmonar e reverter, mesmo que parcialmente, os danos nos pulmões, é fundamental abandonar os cigarros. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes