Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Ciro Kirchenchtejn
- +A
- -A
O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Uma vez doente, os alvéolos ficam irritados e comprometem a capacidade respiratória. Dificuldades na respiração e tosse estão entre os sintomas de enfisema pulmonar. Essa doença tem cura? Consultamos o pneumologista Ciro Kirchenchtejn para responder esta questão.
O que é enfisema pulmonar?
A patologia, na maioria dos casos, é produto de muitos anos de fumo de cigarro: “A fumaça do cigarro, ao ser inalada, pode lesar a mucosa da língua, cordas vocais e brônquios, causando uma inflamação crônica, muitas vezes irreversível. Mas ao chegar aos alvéolos pulmonares, pode causar o enfisema”, conta Kirchenchtejn.
Mas também há outros agentes que podem provocar o enfisema, como a inalação de poeira, poluentes e fumaças tóxicas em grande escala, como lembra o pneumologista: “Estes gases tóxicos, em pessoas susceptíveis, levam à destruição dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas nos pulmões, ou seja, pela obtenção do oxigênio. Registros hereditários também já foram feitos como fator contribuinte para o aparecimento da doença”.
Enfisema pulmonar tem cura?
Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. O médico volta a falar no cigarro e é categórico: “O principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Quanto mais cedo, melhor.”
Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Em alguns casos mais graves, “a doença deve ser tratada com cirurgia ou o pneumologista pode indicar um transplante de pulmão”, conta o especialista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Ciro Kirchenchtejn
Pneumologia
CRM: 50579 / SP
- 70 comentários para "Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição"
-
Maria Conceição dos santos
Gostaria de saber mais achou que e isto quê eu estou tive uma crise muito forte estes dias a medicação deu uma reação muito rui com do acabou
-
Mavia
Boa noite!Minha mãe está com falta de ar muita tosse não consegue respirar direito ela é fumante a muito tempo isso é enfisema pulmonar tem cura?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Mavia, o enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Infelizmente seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. Recomendamos que leve sua mãe em uma consulta com o médico pneumologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para ela. Abraços.
-
Rita
Minha mãe foi diagnosticada com enfisema e não para de fumar passaram bup ela melhorou mas parou de tomar o remédio e voltou a fumar muito este remédio realmente ajuda
-
Claudio José De souza junior
ComO faço para melhorar isso na minha mãe ela tem efizema pulmonar para ela ter uma vida melhor ela só vive no oxigênio.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Claudio, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Sugerimos que verifique com o médico de sua mãe, quais as opções de tratamento disponíveis para o caso dela. Abraços.
-
Senilde Brito
Meu filho nunca fumou,nao bebi e foi diagnosticado com enfisema pulmonar,foi ao especialista ela falou de cirurgia,mais ele não tem muita falta de ar,faz exercícios físicos ,mais tem uma respiração ofegante,quero saber se a pessoa pode viver normal,tem apenas22anos,?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Senilde, infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Como afirma o pneumologista Dr. Ciro Kirchenchtejn, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Porém em alguns casos mais graves, a doença deve ser tratada com cirurgia. O indicado é que seu filho continue em acompanhamento com o especialista, e siga as recomendações dadas por ele. Abraços.
-
Marli Barbosa Pereira
boa noite meu esposo e portador da doença de chagas,e moramos em Mogi Guaçu SP o médico disse ao meu esposo que ele está com enfisema pulmonar e ele tem Unimed e queria saber como fazemos para passar em uma consulta com esse médico Ciro Kirchenchteyn
-
Dulcinea alexandre roque
Eu estou com comecinho de efizema pulmonar o medico meu deu um remedio pois o mesmo fez minha presaao subi ai tive e para o tratamento o que faco
-
Ivete Monteiro
Minha irma esta com cancer no pulmao e faz quimio á cinco meses e agora esta tbm com efisema isto quer dizer que esta se agravando o quadro e eles realmente vivem no maximo cinco anos?
-
Geraldo Saraiva
Tenho setenta anos e fumante a quarenta. Não tenho ainda enfisema e pergunto, se parar de fumar hoje, pelo fato de ser fumante a tanto tempo, terei forçosamente esta doença ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Geraldo, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/parou-de-fumar-pode-desenvolver-dpoc
Abraços. -
Luiz Antunes
Bom Dia, Doutor!Meu sogro foi diagnosticado com enfisema pulmonar a 4 anos atrás é continua fumando até hoje, porém faz uso de bombinha receitada pelo especialista, porém nos últimos tempos estamos percebendo uma piora em sua tosse. Como devo proceder uma vez que meu sogro não quer parar de fumar? Será que mesmo ele usando a bombinha a doença pode progredir?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Luiz, o principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Oriente seu sogro a retornar em consulta para que o médico o auxilie. Abraços.
-
Liliane dalbo
Meu descobriu agora. E a médica falou que não tem mais jeito… O caso dele é grave… Não mais importando se ele pare ou não de fumar. E que ele há pouco tempo de vida. Estou curiosa pois vejo nos seus relatos que pode ser feito transplante de pulmão…pq será que ela não indicou?
-
Mônica
Minha mãe descobriu q está com efisema pulmonar. Com 30 porcento do pulmão, é muito grave?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Mônica, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/enfisema-pulmonar-quais-caracteristicas
Abraços. -
Sandra Muniz
Nunca fumei, e acabo de descobrir que estou com enfisema pulmonar. Fiquei chocada e decepcionada, pois ando bem limitada. Não consigo exercitar canso facilmente. Não sei como será minha vida a partir de agora.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Sandra, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/tratamento-enfisema-pulmonar
Abraços. -
Melita sohn
Fumei muitos anos mas agora parei sempre uma tosse muito forte fui no médico ele mandou fazer uma tomografia. No diagnóstico dele to cm efizema pulmonar me deu pontada de peonomia eu não tenho falta de ar agora sim dores nas costas no lado no deitar efizema da febre pq nen cm a pontada tive febre minha tosse diminuiu 95% pq medico deu medicasao obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Melita, em geral os sintomas de enfisema pulmonar aparecem como tosse, chiado e aperto ao respirar, respiração rápida e dificuldade para respirar. Como consequência, o paciente pode apresentar sensação de dor e cansaço. Se você apresentar febre sugerimos que realize uma consulta com o médico para que ele possa avaliar a causa. Abraços.
-
Elisete
Trabalho varrendo uma escola onde as salas de aulas tem o chão de cimento.A maioria está com buracos e levanta muita poeira na hora de varrer.Isso é um fator de risco para se contrair enfisema?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Elisete. Conforme informado na matéria a patologia, na maioria dos casos, é produto de muitos anos de fumo de cigarro. Mas também há outros agentes que podem provocar o enfisema, como a inalação de poeira, poluentes e fumaças tóxicas em grande escala afirma o pneumologista Dr. Ciro Kirchenchtejn. Até a próxima.
-
José AUGUSTO FILHO
Já parei de fumar uns 30anos,É possível a cura?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá José. Conforme informado na matéria, a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. Procurar o tratamento adequado com o pneumologista é necessário para iniciar o tratamento adequado. Até a próxima.
-
Antônia Marli Monteiro
Tem ifisema pulmonar más na cidade onde eu moro não tem médico especialista eles mandaram prá Caraguatatuba só que o meu e encaminhamento fez aner este ano dia 5.2 fez um ano que aguardo só estou usando Alenia
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Antônia. Conforme informado pelo pneumologista Dr. Ciro Kirchenchtejn, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Continue por aqui para receber mais matérias como essa, com informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.
-
isabel
Olá bom dia.Um idoso saudável e proativo, sem hábitos de fumar, não exposto a agentes patológicos que causam a enfisema pulmonar (provavelmente hereditário), mas tem crises de bronquite, receber esse diagnostico na velhice. Ao buscar ajuda profissional como ficoterapia pulmonar entre outras intervenções que somam, além de boa qualidade de vida, como alimentação e outros afins. Tem boas chances de ainda viver bem? Obg.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Isabel. Segundo especialistas, quando a bronquite crônica é tratada corretamente, pode permitir a pessoa uma vida saudável e ativa. O acompanhamento regular com o médico é fundamental para saber se o tratamento está sendo eficaz, ou se mudanças precisam ser realizadas. Outra importante atitude é seguir corretamente as orientações do profissional e realizar o tratamento exatamente como indicado. Recomendamos essa leitura com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/como-conviver-com-a-bronquite Até breve!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.