search
    Título

    É possível se prevenir de hemorroidas? Como?

    Cardiovascular

    Por

    Hemorroidas são varizes ou inflamações nas veias do reto e do ânus que causam dor, coceira e até mesmo sangramento, em alguns casos. Elas podem se formar por diversas razões, tais como sedentarismo, alimentação pouco nutritiva, sobrepeso, prisão de ventre, gravidez, entre outras. Para prevenir e tratar o problema, é essencial atuar diretamente nesses fatores de risco.
    “O primeiro passo do tratamento das hemorroidas é mudar hábitos de vida: melhorar a alimentação, com dieta rica em fibras; e ingerir bastante água (cerca de 3 litros/dia). Vale também mudar hábitos de higiene, evitando, por exemplo, o uso de papel higiênico”, informa o coloproctologista Leonardo Iezzi. Os mesmos cuidados servem para evitar que a doença se manifeste.  

    Formas de evitar as hemorroidas

    Logo, deve-se apostar no consumo de frutas (com casca) e verduras, alimentos ricos tanto em fibras quanto em água. Vale ressaltar que o consumo de fibras deve sempre ser seguido da ingestão equivalente de água para que a digestão ocorra adequadamente. A higiene anal deve ser feita sempre com água (ducha, bidê ou chuveiro) para evitar o risco de trauma localizado.
    Segurar a vontade de ir ao banheiro voluntariamente também contribui para a formação das hemorroidas, então deve-se ir ao banheiro sempre que tiver vontade. Já quem tem dificuldade de evacuar fora de casa, um problema ainda maior para quem passa o dia todo na rua, deve consumir alimentos e bebidas com efeito laxante, como as já citadas fibras e chás (linhaça, verde, dente de leão, hortelã, entre outros).  

    Tratamento de hemorroidas

    A ocorrência de hemorroidas também pode estar ligada a fatores genéticos, ou seja, que não podem ser controlados. Portanto, nem sempre é possível prevenir a doença. Mesmo assim, o tratamento é o mesmo, com boas chances de recuperação. “Além dos cuidados já citados, o especialista pode recomendar o uso de medicações tópicas ou medicações orais (antiinflamatórios, venotônicos, analgésicos etc)”, completa Iezzi.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes