AchèAchè
search
Título

Quais medidas podem ajudar a aliviar um quadro de hemorroidas?

Cardiovascular

Por

19 de outubro de 2023

Muitos pacientes se perguntam se ansiedade tem cura. Assim como acontece com os demais transtornos psicológicos, a ansiedade vem sendo estudada há anos, com cada vez mais avanços obtidos. De acordo com a psiquiatra Dra. Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade ainda não pode ser curado, mas o tratamento pode eliminar os sintomas e deixar o paciente em remissão.  Ainda que a ansiedade afete ambos os sexos, o transtorno é mais comum em mulheres na vida a adulta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Crise de ansiedade tem cura?


“Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos. Quando uma pessoa está assintomática, com ou sem o uso de medicação, dizemos que ela está em remissão do quadro, mas não curada”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.

O tratamento é feito no intuito de reduzir ao máximo os riscos de crises e acentuação dos sintomas, o que por si só já é ótimo para o paciente. Contudo, um tratamento bem feito não é o suficiente, já que há outros fatores envolvidos, como predisposição genética e estilo de vida. “Uma pessoa pode fazer um tratamento bem feito e apresentar outros episódios ao longo da vida. O tratamento diminui a chance disso acontecer, mas, novamente, não pode ser considerado uma cura”.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Diferenças entre os transtornos de ansiedade e avanços nos estudos


Apesar dos transtornos de ansiedade terem os mesmos sintomas ), incluindo os físicos, como tremores, sudorese e taquicardia, eles apresentam características próprias. “Os principais transtornos de ansiedade são: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e fobias”, lista Erika.

Apesar de frisar que não existe cura para a ansiedade, a médica aponta que há avanços no sentido de se entender melhor a fisiopatologia do transtorno, isto é, os mecanismos cerebrais envolvidos. A ansiedade é uma importante causa de incapacidade no mundo, considerando o sofrimento gerado. Os transtornos são bastante comuns afetando por volta de 28% das pessoas ao longo da vida. Logo, são sim bastante estudados.

Foto: Shutterstock
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS):https://www.who.int/whr/2001/en/whr01_po.pdf

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cristiano e Itamar contam como deram a volta por cima

Ter um coração saudável é o objetivo de qualquer pessoa para manter uma vida ativa. No entanto, os números em relação a casos de doenças relacionadas ao coração são preocupantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 3 vezes mais mortes do que as respiratórias. Resumindo, o infarto (a obstrução […]

Artigos
Quais são os efeitos do estresse no organismo?

O estresse influencia na manifestação de diversos problemas no organismo, tanto na parte mental quanto física. O acúmulo dele ao longo da vida contribui para a manifestação de doenças e transtornos sérios, como depressão, hipertensão, ansiedade, infarto, dentre outros. Por isso, é importante evitar ao máximo situações estressantes, o que é difícil na rotina agitada, […]

Artigos
O cateterismo oferece riscos ao paciente? Qual é o objetivo do exame?

O cateterismo é um exame feito por um cardiologista, especialista em Hemodinâmica. Seu objetivo é diagnóstico e terapêutico, o que varia conforme a condição clínica do doente. Ou seja, pode servir tanto para diagnosticar obstruções nas artérias do coração quanto para tratar esses vasos sanguíneos, caso seja necessário. Paciente pode acompanhar o cateterismo acordado O […]

Converse com um dos nossos atendentes