AchèAchè
    search
    Título

    É normal uma criança ter várias crises de sinusite por ano?

    Uncategorized

    Por

    A sinusite, segundo o Ministério da Saúde, é caracterizada por um processo inflamatório que atinge a região do nariz, dos olhos e da maçã do rosto. O problema é bastante frequente entre as crianças, principalmente por causa do sistema imunológico ainda em amadurecimento. Você sabia que uma criança pode ter várias crises de sinusite por ano? Confira a explicação de uma especialista no assunto. 

    Crianças podem ter até 10 crises de sinusite por ano


    “Pode acontecer de uma criança ter várias crises de sinusite por ano, principalmente se tiver alguma alergia respiratória. Normalmente, isso acontece por predisposição da própria criança, devido à genética familiar”, afirma a pediatra Flávia Bello. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças menores de 7 anos podem ter até 10 crises ao longo do ano. 

    A especialista lembra ainda de outros fatores que podem fazer com que uma criança sofra com diversas crises de sinusite, como a falta de limpeza da casa, a presença de mofo, poeira e pelos de animais no chão, nas paredes e nos móveis dos cômodos e até mesmo o fato de frequentar uma creche ou escola

    Crianças que estão sempre em ambientes com o ar-condicionado ligado também costumam apresentar um número maior de crises de sinusite. Isso acontece porque, muitas vezes, o filtro deste aparelho não é limpo corretamente, acumulando fungos e bactérias que podem levar à sinusite. Mantê-los limpos pode ajudar a diminuir as crises. 

    Boa imunidade pode evitar casos de sinusite?


    Outra medida fundamental e que ajuda a saúde de todo o organismo é
    melhorar a imunidade da criança. Isso pode ser feito por meio da alimentação, que deve ser rica em ferro e vitaminas e pobre em gorduras, da vacinação correta, do consumo adequado de água e da prática regular de exercícios físicos. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/235_sinusite.html

    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/rinossinusite-na-infancia/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes