search
    Título

    Dormir bem: quantas horas de sono preciso ter de acordo com a idade?

    Uncategorized

    Por

    Muitas pessoas acreditam que é preciso ter 8 horas de sono a cada dia para dormir bem. No entanto, segundo os estudos mais avançados sobre o assunto, essa quantidade não é uma regra para todos. A verdade é que cada indivíduo tem seu próprio tempo ideal. A quantidade necessária de horas de sono varia de acordo com a idade, com o cansaço físico e mental e até com a genética de cada um.

    Idosos precisam dormir menos que adultos e adolescentes


    Os adultos representam a faixa etária que mais deve permanecer fiel à regra das
    oito horas de sono. “De maneira geral, boa parte da população adulta precisa de 7 a 9h diárias de sono. No entanto, se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que houve um sono reparador”, afirma Shigueo Yonekura,  neurologista e especialista em Medicina do Sono.
    Para os idosos, cerca de 6 horas e meia costumam ser suficientes. Os adolescentes devem dormir entre 9 e 10 horas, enquanto as crianças podem precisar de 9 a 13 horas para repor suas energias. “Já os recém-nascidos podem ter longas horas de sono, entre 14 e 18 horas por dia, distribuídas homogeneamente durante as 24 horas”, acrescenta o profissional.

    Respeitar a quantidade de horas de sono melhora a atenção e a memória


    Respeitar o número de horas diárias de sono é importante em todas as faixas etárias para atingir todos os estágios do ciclo do sono, mas há um grupo que requer mais atenção: “O tempo adequado de horas dormidas é especialmente importante na infância e na adolescência. Dormir o suficiente resulta em uma melhor memória, atenção, comportamento e aprendizagem. Além disso, o GH, o hormônio do crescimento, é liberado durante o sono”, destaca o médico.
    Quanto mais idade tem uma pessoa, menos horas de sono de recuperação serão necessárias. Porém, para Dr. Yonekura, a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas. Depois de dormir bem, a pessoa acorda mais disposta, tem uma melhora no humor, na concentração e no rendimento no trabalho e na escola, além de tornar o sistema imunológico mais eficiente.
    9
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes