A dor de garganta é um sintoma comum a diversos quadros clínicos e muitas vezes vem acompanhada de inflamação, irritação e dificuldade de falar e engolir. Esse sintoma pode afetar pessoas de todas as idades, mas, de acordo com o otorrinolaringologista Fabiano Haddad, é mais comuns em crianças.
Por que a dor de garganta é mais comum em crianças?
Conforme aponta o especialista, a manifestação mais frequente da dor de garganta em crianças se deve a alguns motivos. O primeiro deles é o fato do sistema imunológico da criança ainda estar em formação, mais vulnerável, portanto, aos agentes que invadem o organismo.
“Em segundo lugar, as crianças estão entrando em contato com milhares de novos germes diariamente e produzindo anticorpos para estes vírus e bactérias, como se fosse uma vacina”, completa Haddad. “Por último: as amígdalas estão no auge do seu funcionamento, que consiste em pegar as bactérias e vírus e tentar neutralizá-los, atuando como uma primeira barreira à entrada destes organismos. No entanto, outras regiões que fazem a nossa defesa ainda não estão totalmente prontas”.
Causas e tratamento da dor de garganta em crianças
Além das inflamações e infecções (vírus ou bactérias), destacam-se como causas da dor de garganta em crianças: traumas, alergias, irritação, refluxo gastroesofágico, frio e baixa umidade do ar, dentre outros. “A dor de garganta, na sua grande maioria, é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza etc) e depois por bactérias. Dentre estas, a mais comum é a Streptococcus pyogenes”.
Segundo o otorrinolaringologista, antes de iniciar o tratamento deve-se procurar atendimento médico para que seja definida a causa da dor de garganta. “Assim fica mais fácil saber se será necessário ou não fazer uso de antibiótico, pois o grande problema das amigdalites são suas graves complicações, sendo a febre reumática a mais temida e conhecida delas”, conclui o médico.
Foto: Shutterstock