search
    Título

    Dor de garganta é mais comum em crianças?

    Uncategorized

    Por

    A dor de garganta é um sintoma comum a diversos quadros clínicos e muitas vezes vem acompanhada de inflamação, irritação e dificuldade de falar e engolir. Esse sintoma pode afetar pessoas de todas as idades, mas, de acordo com o otorrinolaringologista Fabiano Haddad, é mais comuns em crianças.

    Por que a dor de garganta é mais comum em crianças?


    Conforme aponta o especialista, a manifestação mais frequente da dor de garganta em crianças se deve a alguns motivos. O primeiro deles é o fato do
    sistema imunológico da criança ainda estar em formação, mais vulnerável, portanto, aos agentes que invadem o organismo.  

    “Em segundo lugar, as crianças estão entrando em contato com milhares de novos germes diariamente e produzindo anticorpos para estes vírus e bactérias, como se fosse uma vacina”, completa Haddad. “Por último: as amígdalas estão no auge do seu funcionamento, que consiste em pegar as bactérias e vírus e tentar neutralizá-los, atuando como uma primeira barreira à entrada destes organismos. No entanto, outras regiões que fazem a nossa defesa ainda não estão totalmente prontas”.

    Causas e tratamento da dor de garganta em crianças


    Além das inflamações e infecções (vírus ou bactérias), destacam-se como causas da dor de garganta em crianças: traumas, alergias, irritação, refluxo gastroesofágico,
    frio e baixa umidade do ar, dentre outros. “A dor de garganta, na sua grande maioria, é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza etc) e depois por bactérias. Dentre estas, a mais comum é a Streptococcus pyogenes”.
    Segundo o otorrinolaringologista, antes de iniciar o tratamento deve-se procurar atendimento médico para que seja definida a causa da dor de garganta. “Assim fica mais fácil saber se será necessário ou não fazer uso de antibiótico, pois o grande problema das amigdalites são suas graves complicações, sendo a febre reumática a mais temida e conhecida delas”, conclui o médico.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes