search
    Título

    Como funcionam os anestésicos que ajudam a aliviar a dor de garganta?

    Uncategorized

    Por

    Os anestésicos que ajudam a aliviar a dor de garganta são utilizados localmente, bloqueando os nervos que conduzem os estímulos sensitivos e dolorosos para o cérebro. De acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, esse bloqueio é reversível e o seu tempo de duração varia de acordo com o anestésico.

    Função dos anestésicos e causas da dor de garganta


    Os anestésicos amenizam a dor. Sua função é aliviar apenas este sintoma. Portanto, não possuem qualquer ação no tratamento da causa da dor”, afirma. A importância desses medicamentos para o tratamento é justamente melhorar a qualidade de vida do paciente, enquanto as outras medidas que efetivamente combatem as causas da dor são utilizadas.
    Segundo o médico, a principal causa da dor de garganta é a faringite, causada por vírus. Resfriados (pela secreção nasal que escorre por trás do nariz), amigdalites, laringites e outras infecções de vias aéreas superiores também estão associadas à dor de garganta. Ele aponta ainda a candidíase oral (popularmente conhecida como “sapinho”), que é comum em usuários de corticoides, geralmente para o tratamento da asma.

    “Há ainda as causas não infecciosas, cujas principais são: lesões locais causadas por alimentos (espinha de peixe, por exemplo), tumores (especialmente em etilistas e tabagistas crônicos), alergias (nas pessoas mais sensíveis) e refluxo gastroesofágico”. Vale destacar que para cada tipo de causa é recomendado um tratamento específico.

    Tratamentos para dor de garganta


    Quando a causa da dor de garganta é infecção viral, o tratamento é o mesmo,
    baseando-se em analgésicos e antiinflamatórios. Nas infecções bacterianas o tratamento é feito com antibióticos e nos casos de candidíase oral recomendam-se os antifúngicos. “O diagnóstico deve ser feito por um médico, então o tratamento é diferente e direcionado à causa da doença”, completa Kawassaki.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes