AchèAchè
search
Título

Doença de Alzheimer: Além do geriatra, que outros especialistas podem ajudar no tratamento?

Alzheimer

Por

19 de outubro de 2023

A doença de Alzheimer é um distúrbio que afeta os idosos e que, se não for tratado, tende a avançar e a prejudicar cada vez mais a memória e outros aspectos cognitivos do paciente. O geriatra é o médico mais indicado para conduzir o tratamento da doença, mas existem outros especialistas que podem contribuir para dar mais qualidade de vida ao idoso acometido.

 

Gerontólogos ajudam no tratamento da doença de Alzheimer

 

“Além do geriatra, os gerontólogos que tenham qualificação para oferecer terapias voltadas ao paciente com demência podem auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. Os gerontólogos são profissionais voltados para o desenvolvimento de melhores formas de prevenção, reabilitação e cuidados paliativos com o objetivo de melhorar a vida do idoso.
Além disso, outros especialistas podem ser importantes para o tratamento da doença de Alzheimer, de acordo com as características particulares de cada caso. “Uma equipe multiprofissional, que atue de forma colaborativa, pode melhorar a qualidade de vida do paciente, proporcionando um cuidado mais global, integrado e focado nas suas necessidades específicas”, explica o médico.

 

Equipe multidisciplinar melhora dia a dia do idoso

 

Entre os profissionais que podem integrar essa equipe multidisciplinar estão dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Eles avaliam as necessidades do idoso e propõem medidas para tratar e prevenir quaisquer problemas que possam aparecer.
A necessidade de uma equipe multiprofissional e quais profissionais são mais indicados para compô-la devem ser avaliados pelo geriatra que acompanha o paciente. “Deve ser considerado o grau do comprometimento cognitivo e funcional, avaliando aspectos como linguagem e comunicação, mobilidade, função executiva e as alterações do comportamento”, completa Komatsu.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Alzheimer: entenda sobre a doença do século

A doença de Alzheimer é uma doença que não tem cura e vai se agravando conforme o tempo. Apesar disso, há um tratamento que deverá ser seguido corretamente, pois poderá postergar a evolução da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida tanto para a pessoa com Alzheimer quanto para sua família. Quais são as […]

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro […]

Artigos
Quais são os fatores de risco para o Mal de Alzheimer?

O aumento do número de idosos no Brasil nos últimos anos trouxe uma série de desafios quanto ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de saúde típicos da terceira idade, como é o caso do mal de Alzheimer. Dar a devida atenção à doença, que tem a perda de memória como uma de suas principais […]

Converse com um dos nossos atendentes