search
    Título

    Qual médico é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer?

    Alzheimer
    Sintomas

    Por Dr. Leandro Minozzo

    19 de outubro de 2018

    A doença de Alzheimer é bastante conhecida por causar problemas na memória, especialmente na memória recente, mas, com a progressão do quadro, também prejudica a comunicação e o humor dos idosos, o principal grupo afetado pelo transtorno. Procurar um médico para iniciar o tratamento da doença é a melhor forma de retardar seu avanço e controlar seus sintomas. 

    Geriatras são os médicos que mais têm contato com a doença de Alzheimer

    Leandro Minozzo é geriatra e é apaixonado por sua área de atuação. Diz que é suspeito para falar, mas acredita que os geriatras são os melhores profissionais para o tratamento da doença de Alzheimer. “Acho que o geriatra é um especialista muito competente para tratar o paciente e sua família. Digo isso porque os pacientes apresentam muitas outras doenças ao mesmo tempo“, afirma.
    No entanto, o tratamento da doença de Alzheimer não é restrito à Geriatria. De acordo com Minozzo, psiquiatras que se dedicam ao estudo dos idosos e neurologistas, que estudam o cérebro humano, também são especialidades indicadas. O médico espera que os avanços na Medicina brasileira permitam que, daqui alguns anos, muitos clínicos gerais também saibam como tratar a doença.

    Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer

    Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo. “Parece algo simples, porém temos quase 800 mil idosos brasileiros com demência e sem o diagnóstico. Já imaginou ter demência e não ser tratado de forma coerente, adaptada? Isso é uma baita violência sistêmica contra essas pessoas”, alerta o geriatra.
    Já durante os cuidados com o idoso doente, é fundamental que o médico conheça os recursos disponíveis para o tratamento do paciente e receba colaboração de outros especialistas, devido à complexidade da doença de Alzheimer. Psicólogos, nutrólogos, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros são apenas alguns profissionais importantes para frear o transtorno.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    geriatra
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes