search
Título

Dieta no inverno: como evitar engordar durante o clima mais frio?

Cuidados e Bem-estar
Emagrecimento

Por

Por mais que no inverno o metabolismo fique mais acelerado para manter a temperatura do corpo estável, beneficiando o emagrecimento, a energia a mais gasta nesse processo faz com que as pessoas sintam mais fome. Sendo assim, o risco de engordar acaba aumentando também. Por conta disso, é necessário tomar alguns cuidados a mais com a alimentação durante a estação mais fria do ano.   
“Sentimos mais fome no inverno pois o corpo gasta mais energia que o normal para manter sua temperatura. É importante sempre tentar colocar a nosso favor este maior gasto de energia. Ou seja, é interessante aproveitar o metabolismo acelerado nesta época para praticar atividades físicas e manter a dieta ou plano alimentar”, afirma a nutricionista Ana Paula Moura.

Chocolate quente, fondue e sopas com menos calorias para o inverno


Com a apetite aumentado, contudo, fica mais difícil resistir à tentação de comer além da conta, ainda mais porque o inverno é considerado uma estação propícia para consumir
alguns pratos típicos bem calóricos. “O que geralmente dificulta a dieta no frio são os pratos típicos da época, como chocolate quente, fondue e sopas cremosas”.
Para que esses pratos não precisem ser totalmente descartados, a especialista sugere uma troca de ingredientes, colocando componentes sem grande valor calórico. “O chocolate quente pode ser feito com leite desnatado, cacau e canela. A sopa cremosa com farinha ou creme de leite pode ser substituída por sopa de legumes com folhas verdes, que, inclusive, dão muita saciedade. O fondue pode ser feito com queijos magros”.

Alimentação saudável e prática de atividades físicas devem ser aliadas


Portanto, manter uma alimentação saudável e balanceada no inverno, evitando as tentações da estação, é um dos pilares para manter a boa forma. Aliado a isso, deve-se apostar na prática de atividades físicas. É claro que isso também representa briga contra outro problema, a 
preguiça de se movimentar no frio, mas é igualmente importante para o emagrecimento.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes