AchèAchè
search
Título

Diarreia: Quais são os principais nutrientes que o corpo pode perder após esse quadro?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Fabio Luiz Maximiano

19 de outubro de 2023

Apesar do principal problema da diarreia ser a desidratação, a perda dos eletrólitos também é bastante significativa. Sódio, potássio e cloro são exemplos imediatos de eletrólitos típicos encontrados no organismo. “Nos quadros de diarreia, a perda principal é de água, potássio, sódio e bicarbonato, além de outros eletrólitos”, afirma o gastroenterologista Fábio Luiz Maximiano.

Riscos relacionados à perda de água e nutrientes na diarreia

O especialista explica que a ausência de outros nutrientes provenientes dos alimentos e que deveriam ser absorvidos pelo intestino delgado, mas que acabam não sendo, contribui para a desnutrição, especialmente nos casos de diarreias crônicas. “Em casos graves o intestino pode não só deixar de absorver, mas também passa a perder pela sua mucosa proteínas. É o caso das chamadas enteropatias perdedoras de proteínas”.
De acordo com o médico, a desidratação pode chegar a prejudicar a função dos rins, enquanto a deficiência de bicarbonato no organismo ocasionada pela perda intestinal pode deixar o sangue ácido, podendo levar o paciente a apresentar respiração acelerada. “A perda do sódio pode causar alterações neurológicas graves, como o coma, e a perda de potássio pode ocasionar fraqueza muscular e até parada cardiorrespiratória”.

Como deve ocorrer a reposição dos nutrientes durante um quadro de diarreia?

A reposição desses nutrientes perdidos durante o quadro de diarreia começa pela hidratação. “O principal meio de hidratação é a ingestão de água e eletrólitos por via oral, se assim o paciente tolerar e se a diarreia não for muito intensa. Em casos graves, pode ser necessária a hidratação endovenosa. Para a hidratação endovenosa, o soro caseiro é o mais indicado”, afirma Maximiano.

O consumo de zinco, seja por meio da alimentação ou pela suplementação, que deve ser validada por um médico, também é importante na recuperação de uma diarreia. Frutas, como banana e maçã, sopas e chás também são opções interessantes para hidratar e repor nutrientes fundamentais.   
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
diarreia
nutrição
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que muitos parasitas intestinais causam diarreia nos pacientes?

Como sugere o nome, os parasitas intestinais afetam o intestino (delgado ou grosso), o que provoca alguns sintomas, como a diarreia. Este desconforto, em particular, ocorre com certa frequência em quadros de parasitoses intestinais, o que se justifica pela própria ação dos parasitas na musculatura do intestino. Riscos da diarreia em pacientes com parasitas intestinais “A diarreia pode […]

Artigos
Quais são as características da giardíase? Como é o tratamento?

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita específico, o Giardia lamblia. O problema é causado pelo contato com água e alimentos contaminados por este agente infeccioso. Normalmente, o quadro é assintomático, ou seja, transcorre sem a presença de sintomas, e se encerra espontaneamente, em poucos dias. Quando há sintomas, a diarreia é o que […]

Artigos
Quais são os primeiros passos do tratamento de parasitoses intestinais?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, as parasitoses intestinais se associam a quadros de diarreia crônica e desnutrição, sendo um dos principais fatores debilitantes da população. Portanto, é necessário ter atenção aos sintomas e procurar o quanto antes suporte médico para que diagnóstico e tratamento sejam iniciados o quanto antes. Principais cuidados do tratamento e formas de […]

Converse com um dos nossos atendentes