search
Título

A diarreia pode ser causada pela falta de nutrientes?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por

A diarreia é um problema de saúde que aumenta o número de evacuações e deixa as fezes mais aguadas. Sua principal causa é o contato com vírus e bactérias, muitas vezes por meio de água ou alimentos contaminados. No entanto, alguns nutrientes também podem estar envolvidos.
De acordo com a nutricionista Daniella Chein, a diarreia não é causada diretamente pela falta de nutrientes: “Normalmente, a diarreia é causada pelos excessos, sejam eles de parasitas, vírus e bactérias ou até mesmo pelos excessos alimentares”.

Falta de zinco pode contribuir para casos de diarreia


No entanto, a deficiência de alguns nutrientes, como a vitamina B3 e zinco, pode gerar problemas que têm a diarreia como um dos sintomas. A falta dessas substâncias compromete a atuação do sistema imunológico, que se torna incapaz de combater agentes infecciosos de maneira adequada, o que acaba provocando diarreias.

Por outro lado, o consumo excessivo das vitaminas C, o ácido fólico e o ácido pantotênico, também conhecidos como B9 e B5, pode causar desconforto intestinal e diarreia. A ingestão de kiwi, acerola, laranja, goiaba e morango, alimentos ricos em vitamina C, deve ser feita sem exageros. O mesmo vale para cogumelos, semente de girassol, abacate, salmão, lentilha e feijão.

Alimentação repleta de produtos industrializados pode provocar diarreia


A recomendação da nutricionista para evitar o problema é manter uma alimentação natural e saudável. “Quanto mais alimentos industrializados uma pessoa consome, maiores são as chances de irritação do intestino por algum agente aditivo presente na comida”, afirma a especialista. Daniella diz ainda que manter uma dieta equilibrada ajuda também no tratamento do problema.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes