O diabetes é considerado uma doença sistêmica, ou seja, é uma condição que afeta todo o corpo humano. No longo prazo, os altos níveis de glicose na corrente sanguínea causam danos celulares às estruturas dos olhos e, por esse motivo, é comum que pacientes diabéticos se queixem de olhos secos. Mas afinal, quais alterações na região ocular provocam esse sintoma? Saiba mais sobre essa relação e entenda como prevenir que o diabetes deixe os olhos secos.
Por que o diabetes pode deixar os olhos secos?
O oftalmologista Sérgio Felberg afirma que os olhos secos estão relacionados à neuropatia diabética, uma condição em que os nervos responsáveis pela percepção dos estímulos táteis e dolorosos funcionam inadequadamente. “Quando a neuropatia ocorre nos nervos oculares, especialmente na córnea, o paciente estará sujeito a desenvolver um quadro crônico de olho seco por redução na produção lacrimal, havendo queixas de sensação de areia nos olhos, vermelhidão ocular e oscilação frequente da visão”, explica o especialista.
Além do olho seco, os pacientes diabéticos estão mais suscetíveis a desenvolver outros distúrbios oftalmológicos, como catarata, caracterizada pela visão embaçada, e glaucoma, que causa o aumento da pressão intraocular ou fragilidade do nervo óptico.
Prevenção dos olhos secos associados ao diabetes
De acordo com Dr. Felberg, a forma mais eficaz de prevenir o ressecamento ocular e as demais condições oftalmológicas causadas pelo diabetes é fazer o acompanhamento multidisciplinar. “Dessa forma, o médico oftalmologista mantém contato frequente com os especialistas responsáveis pelos cuidados relacionados ao controle do diabetes dos pacientes”, explica.
Além disso, o ressecamento ocular pode ser evitado se houver um controle adequado dos níveis de glicose no sangue e visitas regulares ao oftalmologista. Assim, evita-se que o diabetes atinja a região ocular, além de tornar possível a realização do tratamento adequado para aliviar o sintoma de olhos secos, que pode incluir medicamentos e colírios.
Outros fatores que podem deixar os olhos secos
Por fim, o especialista esclarece que, embora o diabetes possa deixar os olhos secos, existem outros fatores ligados a esse sintoma. “Desde causas ambientais, como exposição ao ar-condicionado, locais poluídos ou com ar rarefeito, até fatores relacionados ao estilo de vida, como o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, dietas inflamatórias ricas em alimentos ultraprocessados e pobres em verduras, leguminosas, peixes e derivados de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3”, exemplifica.